Avarias, perfectibilidade e mau acondicionamento são alguns dos principais motivos que levam uma empresa a sofrer perdas de materiais. Eles representam um prejuízo para empresa, e assim à importância de planejar a logística considerando a preservação de materiais também.
Alguns fatores precisam ser levados em consideração para garantir a integridade dos produtos até o seu destino final. Abaixo passamos algumas dicas para isso:
Gestão de estoque
O ideal para evitar ou diminuir a incidência de perdas, o ideal é adotar o método do Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai (PEPS), que realiza o controle de saídas de acordo com a ordem em que os itens são recebidos.
Armazenagem e transporte
O ideal é evitar umidade, locais abafados e excesso de produtos em um espaço reduzido. Uma excelente estratégia para resolver essa questão é investir no aluguel de galpões.
Embalagem adequada
Estudar as características de cada produto (dimensões, peso, fragilidade, entre outras) é ideal para entender qual embalagem é a mais adequada para garantir a integridade.
Manuseio correto
Cuidado com o manuseio deve ser tomado desde a movimentação dentro do estoque até o momento da entrega no endereço do cliente final.
Escolha do modal de transporte
O principal objetivo da logística é entregar o produto certo, no lugar certo, de forma adequada, pelo menor custo possível. Nesse sentido, a preocupação com a preservação de materiais se faz importantíssima, principalmente por influenciar diretamente na satisfação dos clientes e na imagem que a empresa passa para o mercado.
Equipe LMX
Saiba mais sobre logística em:
Desenvolvimento industrial e logístico: o que precisa melhorar?