Embora os Centros de Distribuição (CDs) tradicionais sejam projetados para lidar com volumes de pedidos médios a grandes, o consumidor da Internet costuma encomendar de um a dois SKUs em pequenas quantidades.
A frequência dessas ordens menores pode ser potencialmente astronômica. Portanto, para evitar caos operacional, os Operadores Logísticos que estão buscando negócios de comércio eletrônico, devem adaptar proativamente suas operações de forma eficiente e produtiva e, satisfazer este segmento de mercado.
As três principais áreas de atendimento afetadas pelas ordens de internet incluem:
– Separação de pedidos;
– Embalagens;
– Devoluções.
Se os planos operacionais originais não incluíam o comércio eletrônico, o sistema de atendimento de pedidos pode não ter a funcionalidade necessária para suportar com sucesso uma alta freqüência de pequenas encomendas. Se for esse o caso, há algumas mudanças operacionais que devem ser consideradas, tais como:
– Otimizar a operação de pick e pack existente em relação às pequenas encomendas de linha única;
– Reorganizar e / ou expandir a instalação existente para incluir uma área de e-fulfillment;
– Projetar / Construir uma nova instalação com capacidade de e-fulfillment integrada;
– Utilizar um centro de e-fulfillment de terceiros;
– Configurar fornecedores para enviar diretamente para seus clientes na Internet.
O sucesso no mercado de vendas on-line requer, então, a adoção de estratégia de pick e pack que ofereça a capacidade de processar facilmente o número de pedidos durante os períodos de pico, sem investimento adicional de mão-de-obra e ou capital.
Equipe LMX
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