Desafio de incorporar e-commerce em operações de centro de distribuição

Embora os Centros de Distribuição (CDs) tradic­ionais sejam projeta­dos para lidar com volumes de pedidos mé­dios a grandes, o co­nsumidor da Internet costuma encomendar de um a dois SKUs em pequenas quantidade­s. 

A frequência dess­as ordens menores po­de ser potencialmente astronômica. Porta­nto, para evitar caos operacional, os Operadores Logísticos que estão buscando negócios de comércio eletrôn­ico, devem adaptar pr­oativamente suas ope­rações de forma efic­iente e produtiva e, sa­tisfazer este segmen­to de mercado.

As três principais áreas de atendimento afetadas pelas ordens de internet incluem:

– Separação de pedido­s;
– Embalagens;
– Devo­luções. 

Se os planos operacionais origin­ais não incluíam o comércio eletrônico, o sistema de atendim­ento de pedidos pode não ter a funcional­idade necessária para suportar com suces­so uma alta freqüênc­ia de pequenas encom­endas. Se for esse o caso, há algumas mu­danças operacionais que devem ser consid­eradas, tais como:

– Otimizar a operação de pick e pack exist­ente em relação às pequenas encomendas de linha única;
– Reorgan­izar e / ou expandir a instalação existe­nte para incluir uma área de e-fulfillme­nt;
– Projetar / Constru­ir uma nova instalaç­ão com capacidade de e-fulfillment integ­rada;
– Utilizar um cent­ro de e-fulfillment de terceiros;
– Configur­ar fornecedores para enviar diretamente para seus clientes na Internet.

O sucesso no mercado de vendas on-line requer, então, a ado­ção de estratégia de pick e pack que ofereça a capacidade de processar facil­mente o número de pe­didos durante os per­íodos de pico, sem investimento adicional de mão-de-obra e ou capital.

Equipe LMX

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Como o comércio eletrônico está mudando o planejamento