Orientações para a melhoria da sua logística

Manter a logística da empresa eficiente pode fazer com que a confiança dos clientes seja cada vez maior.

As empresas logísticas tem uma grande preocupação com a relação com seus clientes e é fundamental que este relacionamento seja positivo. A eficiência produtiva ou que haja uma vantagem competitiva em relação a seus concorrentes e uma boa gestão da cadeia de suprimentos (supply chain) são peças que auxiliam na agradável conexão do cliente junto à empresa.

O modelo e gestão de cadeia de suprimentos estão inclusas diversas variedades para o alto rendimento das etapas logísticas que fazem os clientes se sentirem satisfeitos. Nelas, pode ser do planejamento do equilíbrio entre oferta e previsão de demanda, até mesmo ao serviço de atendimento ao cliente.

A seguir, serão citadas orientações para aprimorar alguns elementos da supply chain na empresa.

  • O sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos pode ser compartilhado com os fornecedores.

A falta de produtos no estoque, ou o excesso dos mesmos, é prejudicial nas organizações. Com o excesso, terá mais custos, mas também, possivelmente mais perdas, principalmente com alimentos com datas de validade. Já com a menor quantidade, terá uma escassez, não atendendo as necessidades de todos os clientes.

Seguindo a orientação citada, os fornecedores estarão cientes do controle dos produtos e assim, seria enviada a quantidade necessária. Para isso, a tecnologia está sempre ajudando, fazendo com o que o fornecedor tenha acesso à base de dados. Porém, o fornecedor e a empresa devem está em sincronia para que não haja uma má comunicação no setor.

  • Rapidez e controle da linha de produção.

Esses dois elementos apresentados podem ajudar a resolver problemas. Porém, é necessário que tenha uma organização para todos os envolvidos no processo, já que apenas os gestores que tem total controle da produção.

Durante esse processo, é fundamental que se tenha um acompanhamento do início ao fim, podendo resolver dificuldades antes mesmo que tenha algum problema maior. Com isso, é importante também identificar fragilidades da supply chain, de acordo com o maior número de informações que estiver disponível.

  • Parceria

Manter contato ou fazer parceria comercial com organizações que tem capacidade inovador e potencial, auxilia no desenvolvimento de novos processos e que pode conseguir colaborar na melhora do negócio da empresa. Com isso, essas organizações poderão apoiar e ajudar em diversos fatores. Mas nem sempre o tamanho e a fama são essenciais.

  • Previsões de demanda

As previsões de demandas, internas ou externas, deve ter auxílio das pessoas da logística para esse processo. Primeiramente, é necessário ver o histórico de vendas da empresa. Com isso, é apenas fazer uma relação com um determinado mês do ano atual, com o mês do ano anterior. Assim,  terá uma média, ou melhor, uma previsão de demanda, tomado uma forma na medida que será analisado os outros fatores.

  • Interação da equipe

Manter a equipe unida pode fazer com que haja uma boa gestão da cadeia de suprimentos. Dessa forma, a integração dos diversos setores da empresa, até mesmo do marketing, pode ser conquistado o melhor funcionamento, garantindo apenas um plano de ação conciso e completo. Com o marketing, é possível dizer quais campanhas tiveram o melhor retorno, inclusive as condições do mercado.

  • Software de gestão

Utilizar apenas um software de gestão para a cadeia de suprimentos é um dos pontos mais importantes para o andamento da empresa. Ter um software completo, integrado e utilizável para todos os setores da instituição. O resultado dessa orientação trará mais agilidade e eficiência nos processos.

  • Monitore os fornecedores

Ter um ou vários fornecedores não importa. O importante é sempre estar monitorando os processos que eles executam. A falha de um fornecedor pode levar a interromper o andamento da cadeia de suprimentos ou ainda causar um rombo orçamentário.

Por fim, para que a empresa se mantenha bem positivamente, é fundamental que a mesma esteja sempre monitorando o ambiente interno, mas também todos os envolvidos no processo produtivo, mesmo sendo eles nos pequenos detalhes, fazendo as devidas adequações assim que for necessário.

Equipe LMX

Veja também: 

Como a logística reversa pode ajudar o meio ambiente