Com o crescimento do e-commerce também há erros comuns nesta logística.
O e-commerce nunca foi tão presente no cotidiano das pessoas como está agora. Compras na internet são realizadas diversas vezes ao dia, por diferentes pessoas e de lugares distintos. O em comum entre elas é o desejo que o produto seja enviado rapidamente e tê-los em mãos o mais breve possível. Mas nem sempre isto ocorre. A demora que acontece é devido a várias desistências na hora do fechamento do pedido do produto. Por conta disto, é necessário que esteja atento a vários pontos da administração do serviço do estabelecimento, que por sua vez, pode corrigir erros comuns no planejamento e organização do mesmo.
Segue a lista de problemas mais recorrentes e suas respectivas soluções:
- Não ter controle do estoque
O controle do estoque é essencial e fundamental na logística, mas também, um dos erros mais comuns. Com a frustração do cliente ao ver que o produto que já foi comprado, não está disponível, pode ser que o mesmo não retorne a loja. Para evitar isso, é preciso o controle de todas as mercadorias que entram e saem, criando um possível sistema de organização para isso. Além disso, é importante fazer relatórios dos itens mais vendidos e menos vendidos. Assim, é possível saber onde seria melhor investir mais.
- Processos de expedição
Muitas vezes desenvolver a preparação da mercadoria para envio, é necessário. Ter um pedido efetuado errado gera despesas para a loja virtual. Consequentemente, é eficaz definir um processo padrão de expedição. Em caso de estoque físico, é recomendável organiza-lo em ordem alfabética, cores ou peso, dependendo do modelo de negócio.
- Ter limites na opção de frente
Oferecer mais de uma opção de frete aos seus clientes pode satisfazê-los. Apostar em formas de entrega como motoboys, office-boys e até bicicletas. Com esses novos serviços, economizam dinheiro e trazem benefícios para ambos os lados.
- Escolher bem as embalagens
Receber a mercadoria mal embalada, danificada ou jogada de qualquer jeito dentro de uma caixa, não é nada agradável. A escolha da embalagem é tão importante quanto às demais etapas. Porém, também é um dos erros mais comuns acontecer.
- Não ter rastreamento
Ter o rastreamento é fundamental, tanto o cliente quanto a empresa. O consumidor fica mais tranquilo e a lojista monitora o pedido também. Com esse diferencial, é possível enviar avisos automáticos, informando cada etapa do processo de entrega. Nesse caso, é melhor contratar uma logística que possa disponibilizar esse acompanhamento.
- Errar no cálculo do frete
O frente já está envolvido com o e-commerce automaticamente. Porém, com o cálculo inadequado do mesmo, pode trazer prejuízos. É preciso configura-lo no painel administrativo da loja, mas nem todas as pessoas conseguem fazer a configurações do frente. Por conta disso, o recomendável é contratar uma empresa especializada em gerenciamento de frete.
Como já tínhamos dito neste blog, a logística reversa é a devolução do produto, sendo um dos processos mais comuns em um e-commerce. Até porque, quando o consumidor compra algo online, ele não consegue senti-lo ou saber se a cor é realmente a que ele esperava, por exemplo. Não ter a logística reversa, pode colocar a loja e risco, afinal, existe um custo em toda essa operação.
Com planejamento e organização, é possível evitar e reverter situações críticas. O mais importante, é não deixar que um e-commerce tenha erros comuns de logística, que acabam prejudicando o lucro e causa uma relação ruim dos lojistas e clientes.
Equipe LMX