Seu supply chain está preparado para o varejo online até 2021?

De acordo com o levantamento do Forrester Research, o setor logístico deve dobrar nos próximos cinco anos. O supply chain, peça fundamental da logística, deve estar preparada. Assim, ruptura de estoque, ausência de precisão de inventários, perdas elevadas e atrasos, não será comum na empresa.

Segundo levantamento feito pelo Forrester Research, realizado pedido do Google, indica perspectiva para o setor logístico nos próximos cinco anos. Destacando que as vendas efetuadas pela irão dobrar até o ano de 2021, com crescimento de 12,4% ao ano. O resultado em cinco anos, o impacto da web no varejo deve crescer 70%. Assim, irá chegar em 42% das vendas, representando R$ 365 bilhões (não considerando o comércio de alimentos e bebidas).

Conforme a pesquisa, o resultado demonstrou que nos próximos anos:

  • Terá mais pessoas comprando: a estimativa é que nos próximos anos, mais de 27 milhões de pessoas irão realizar a primeira compra pela internet.
  • Os setores serão mais favoráveis: os setores que devem crescer acima da média nos próximos anos serão artigos e roupas esportivas (17%), livros (175%) e roupa e beleza (15%).
  • Vendas pelo celular: atualmente são 30% dos internautas que podem ser alcançados pelo celular, pois não acertam internet por meio de outros dispositivos. Com isso, o número só deve crescer, podendo chegar a 41%, correspondendo a R$ 35 bilhões, em 2021.
  • Cliente multicanal: clientes brasileiros, que estão envolvidos em canais dar marcas (aplicativo, site e espaço físico), gastam 40% a mais do que os que se utilizam apenas um canal.

A maior razão para o crescimento do comércio digital vem da confiança do consumidor. Mas, possível volta do consumo das famílias, a ascensão de marketplaces e mais consumidores ativos também são razões de crescimentos.

Portanto, as maiorias das pessoas percebem que cadeias de suprimento bem executado é a chave para o sucesso da empresa. Empresas online bem-sucedidas de hoje, aplicam o Supply Chain na essência da atividade principal. Organizar os processos de uma Supply Chain conectada, de forma colaborativa, inteligente e rápida, deve ser prioridades das empresas.

Equipe LMX

Veja também:

Gestão de estoque: o que é e como gerenciá-lo?