Diversos empresários enfrentam desafios quando há de importar itens para revender no Brasil. A dificuldade ainda é maior quando não há ajuda de uma trading company. Sem os mesmos, a empresa pode sofrer com problemas sérios com as mercadorias trazidas e até prejuízos. Confira a seguir quais são as vantagens de importar por meio de uma trading company.
Como funciona a comercialização dos produtos?
Quando há negociações diretas com os fabricantes, normalmente se tem uma linha específica de itens. Nesse procedimento, não há uma ampla diversidade de produtos e isso pode gerar certos contratempos para algumas áreas, como construção, informática, entre outros. Os empresários destes setores não conseguirão convergir os pedidos em somente um fornecedor. Assim, será preciso lidar com diferentes alternativas de suprimento.
Além desses fatores, há o risco de entrar em contato com fornecedores falsos ou que não há alta qualidade. Isso ocorre por não terem licença ou experiência nos serviços de desembaraço de cargas no aeroporto ou porto. É com esse papel que a trading company surge como uma solução.
O que é trading company?
A trading company é uma empresa que tem o objetivo de dinamizar e facilitar a comercialização entre uma determinada empresa e os fabricantes. Dessa maneira, há a flexibilidade da empresa comprar itens fabricados por terceiros para revender no mercado, ou circular vários produtos. A trading company possuem constituições regidas pela legislação empregada como se abre qualquer outra empresa.
Vantagens de importar uma trading company
- Haverá melhor auxílio durante todo o processo. A empresa ajudará no que é relacionado às solicitações clientes sobre variedade dos produtos, controle de quantidade, desembaraço, entre outros.
- Melhora a comunicação. A trading company conta com diversos funcionários que dominam o idioma nativo. Mas também há conhecimento sobre as características culturais que impactam muito em uma negociação.
- Maior variedade de itens. Por eles terem uma rede maior de contato com os fornecedores, a variedade de itens também são maiores.
- Capacidade de solicitar uma quantidade menor de itens. Como dito anteriormente, por ter diversos clientes de um mesmo setor, há a possibilidade de ter maior poder de barganha quando negociam diretamente com os fornecedores.
- Disponibilidade serviços para inspeção da produção e pré-embarque, além de seguro internacional e contratação de frete. O conjunto realiza a diminuição das buscas que estão fora da sua experiência ou conhecimento.
- Capacidade de preparar somente um embarque, aglomerando as mercadorias dos fornecedores distintos. Além de simplificar o processo de comércio exterior, isso também reduz os gastos com o desembaraço, fechamento de câmbio e outros custos alfandegários no Brasil.
Depois do requerimento dos produtos, as atividades que integram essa operação, além dos riscos do comércio exterior, são responsabilidade das trading companies. Os mesmos promovem o processo de exportação por conta própria. Também são responsáveis pelas dificuldades que podem aparecer no que diz respeito às diferenças de idiomas, costumes, legislação, transporte, entre outros.
Equipe LMX
Veja também: