O ramo logístico é um dos mais exigentes com relação à capacitação profissional. Por este setor ter uma responsabilidade central para as empresas e que influencia em sua vantagem competitiva é necessário que os colaboradores tenham habilidades específicas. Dessa forma, irá ajudar a melhorar os resultados obtidos.
O objetivo principal é que o profissional seja inovador. Mas também, busque soluções diferenciadas e aperfeiçoe as operações da supply chain. É dessa maneira que a empresa se destaca perante clientes e fornecedores e consegue reduzir custos. Veja a seguir, quais são as características necessárias ao profissional de logística:
Dinamismo
Como a logística é um setor que está em constante alteração e que apresenta diferentes situações diariamente, é preciso ser dinâmico. Assim, irá saber como ultrapassar as rotinas já definidas. É necessário saber quando deixar um trabalho em andamento para executar outra atividade prioritária. Dessa forma, será possível definir o que é urgente, acompanhar as obrigações e auxiliar a gestão.
Criatividade
Usar os pensamentos para encontrar soluções inovadoras que resolvam os problemas rotineiros. Ter em mente que a criatividade dever ser aliada ao conhecimento técnico, já que é dessa maneira que a ideia poderá ser posta em prática.
Fluência em outros idiomas
O contato com pessoas de outros países é bastante comum para quem trabalha com logística. Por essa razão, é obrigatório saber inglês e espanhol, além de ser um diferencial conhecer demais idiomas. Mas é importante lembrar que assim, os processos de importação e exportação podem ser efetivados.
Liderança
Atividades operacionais podem ser automatizadas. Mas as decisões estratégicas sempre serão responsabilidades dos líderes. Dessa forma, essa competência é essencial. Ter liderança é ser capaz de fazer conclusões e interpretar os dados para tomar decisões precisas. Fora isso, o profissional se destaca como influenciador e consegue tirar o máximo proveito da sua equipe.
Boa capacidade de relacionamento
A comunicação é fundamental para qualquer atividade, especialmente na logística. A boa comunicação é a forma mais apropriada de ser tornar relevante para a empresa. É dessa forma que é possível estabelecer um relacionamento melhor com os fornecedores, clientes e colegas.
Esse fundamento tende a aumentar a satisfação do cliente, que leva à decisão de compra e à fidelização. A capacidade de relacionamento facilita a comunicação entre os diferentes setores da empresa. Assim, consegue-se passar as informações de modo claro, objetivo e compreensível.
Conhecimento em tecnologia
No setor logístico há vários softwares que facilita o trabalho. Por esse motivo, é preciso conhecer e saber trabalhar em tecnologia. Irá conseguir lidar com ERPs (sistemas de gestão empresarial), CRMs (para o relacionamento com o cliente) e outros mais específicos, como os sistemas de rastreamento de cargas. Logo, terá foco na automação dos processos e poder alcançar resultados significativos.
Proatividade
Ter essa competência permite antecipar os problemas e conseguir resolvê-los sozinhos. Apesar disso, a proatividade é fundamental para saber trabalhar sem ser supervisionado o tempo todo. Para ser proativo, é necessário conhecer as rotinas dos outros setores e a maneira como impactam as responsabilidades. Logo, irá entender o ciclo existente dentro da empresa e como uma área dependa da outra.
Equipe LMX
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