Cotação de fretes: saiba o que é como garantir mais eficácia

A cotação de fretes é uma das grandes dificuldades das empresas. Em diversos casos, os gestores não entendem muito bem como é o procedimento. Às vezes, nem mesmo se o resultado é uma operação deficitária, que impacta diretamente o consumidor final. Confira:

Qual a origem dos valores da cotação de fretes?

Esses valores de fretes são estabelecidos pela própria empresa logística. O valor é definido de acordo com os diferentes elementos, como também, as necessidades da própria transportadora. É fundamental ter conhecimentos de alguns fatores que há mais peso em determinado valor do frete. Veja alguns elementos principais na hora de estipular o montante a ser cobrado:

  • Peso e volume

Os dois são fundamentais para encarecer ou baratear o custo do frete. Ambos os fatores podem ser limitados do transporte de determinadas cargas por questões relativas às características do veículo que irá efetuar o transporte.

Contudo, a técnica usada para estipular o preço é a adoção do maior valor entre os pesos brutos e o cubado. Apenas lembrando que o cubado é distribuído pelo volume.

  • Valor da nota fiscal

Segundo o valor da nota fiscal, o preço do frete pode ser maior. Esse tipo de caso ocorre nos casos de cargas mais precisas, havendo os valores de seguros mais altos. Assim, é um fator importante que tem que ser levado em relevância.

  • Distância da entrega

O percurso realizado para que o produto seja entregue também é inconstante para o cálculo do frete. Algumas empresas utilizam uma tabela com os valores de acordo com a distância. A distância também interfere no número de pedidos que podem ser entregues em uma determinada quantidade de veículos.

Ao formular os preços, algumas taxas podem ser adicionadas. São elas:

  • Gerenciamento de riscos (GRIS)

A taxa é em relação ao combate ao roubo de cargas e é calculada conforme o valor dos produtos transportados. É possível também abranger o valor do seguro facultativo do desvio de cargas.

  • Ad valorem

Também denominado como frete-valor. O mesmo tem o papel de incidir sobre o valor das mercadorias em relação ao risco de avarias durante o processo de transferência ou transporte dos produtos. O valor que é proporcional ao tempo, faz com que os produtos fiquem armazenados com a transportadora.

  • Pedágio

De acordo com a lei 10.209, o pedágio deve ser responsabilidade da transportada, pois a mesma é obrigatório fornecer o vale para o carreteiro. Dessa forma, integrar o valor do frete, dividindo entre diferentes produtos que fazem parte da carga.

É importante considerar diferentes elementos, ficando evidente o cálculo do frete. Assim, irá evitar prejuízos para a transportadora e também para a empresa compradora.

Equipe LMX