As operações do comércio exterior causa uma grande modificação nas atividades logísticas. Com o objetivo de ter competitividade, eficiência, pontualidade e velocidade são cada vez maiores. Dessa forma, com o contexto montado, há o papel do agenciamento de cargas
A empresa que executa, nesse caso, tem uma grande responsabilidade de ultrapassar os próprios obstáculos à logística, incluindo a distribuição. Mas, não apenas ela, como o transporte e o controle de estoque, os investimentos precisos em TI e burocracia.
O agenciamento de cargas
Por ser uma aérea que ainda está em evolução, os profissionais executam essa função montando projetos logísticos. Mas também, reúnem os prestadores que trazem mais agilidade para as operações, oferecendo mudanças valiosas para as organizações. Durante o começo, o atendimento dos agenciadores era limitado ao modal do transporte internacional.
Porém, o crescimento da demanda e o surgimento de concorrentes fez com que houvesse a “multimodalizalização”. Em outras palavras, além de oferecer serviço de transporte, os profissionais e empresas passaram a ofertar distribuição de mercadorias. Como também, os desembaraços aduaneiros e outras atividades. O resultado é a especialização nas soluções logísticas, permitindo o cumprimento de quase todas as necessidades existentes.
O funcionamento dessa prática
O agenciamento é realizado por uma empresa de intermediação. A mesma irá elaborar as soluções conforma as rotinas existentes ou, até mesmo, criar novos processos para otimizar os processos. Para isso, é preciso ter todas as informações dos produtos armazenados, transportados ou distribuídos.
O objetivo desse detalhamento é ajudar na criação das rotinas, que devem se encaixar adequadamente em cada uma das etapas logísticas. As empresas intermediadoras, por sua vez, são prestadoras de serviço.
Essa atividade se baseia em 4 pilares:
- Relacionamento próximo a transportadoras e operadoras de carga;
- Carteira de clientes embarcadores diversificada, que possibilita à empresa intermediadora ter volume para boas negociações com todas as partes;
- Ferramentas tecnológicas de produção e análise de dados sobre o transporte;
- Conhecimento técnico e experiência para solucionar problemas relativos ao setor de transporte.
É importante dizer que há tradings que executam esses serviços. Porém, não é sempre que os mesmos fornecem uma consultoria adequada para cada situação. No entanto, se tornam referência por atuarem em mercados diferentes. Tal como, o detalhamento da carga, a indicação da melhor estratégia a ser seguida para o produto chegar no prazo estabelecido.
As vantagens do agenciamento de cargas
Há diversos benefícios dessa prática, tais como:
- Redução de gastos: Nesse processo, o agenciador irá analisar a melhor opção para os documentos, prazos, integração de modais, segurança, armazenamento, rastreabilidade de carga etc.
- Agilidade no fluxo de atividades: Já durante esse processo, o trabalho da empresa agenciadora permite que os planejamentos sejam traçados com objetivo de evitar custos. Essa medida também reduz a parte burocrática do processo e impede a incidência de gastos desnecessários com diárias e multas.
- Distribuição inteligente e econômica: Através desse procedimento, os agenciadores trabalham a partir de um estudo sobre a integração de modais mais adequadas. Mas também, a possibilidade de usar transportes alternativos, para que a entrega seja efetuada rapidamente. É importante lembrar que o agenciamento de cargas é uma atividade cada vez mais procurada e importante par as empresas.
Equipe LMX
Veja também: