O que é o serviço de Picking e Packing?

Um dos fatores mais essenciais da área de logística é o método de armazenagem e manuseio de estoque. Ao longo desse processo, inicia-se o serviço de picking e packing. Mas afinal, o que significam?

Picking

É um processo de separação dos produtos no estoque. Ou seja, acontece a seleção dos produtos que serão enviados pela empresa. Esse serviço começa quando o pedido entra no sistema de gerenciamento de armazenamento.

O picking pode ser feito de diferentes maneiras:

  • Picking Discreto: cada colaborador executa a operação do início ao fim, um pedido de cada vez;
  • Picking por Zona: dividido por zonas, onde cada colaborador atende apenas um tipo de SKU (Stock Keep Unit ou Unidade de Manutenção de Estoque);
  • Picking por Lote: vários SKU’s juntos formam um lote. Esse tipo consiste em cada operador atender um lote com vários SKU’s diferentes;
  • Picking por Onda: cada colaborador atende apenas um SKU, mas com um intervalo de tempo determinado. Com isso, o acúmulo na expedição é evitado.

Packing

É o procedimento de empacotamento. Consiste em embalar os produtos, de acordo com as suas especificidades. De primeira, parece algo muito simples. Só que qualquer erro nessa fase pode significar que um produto não chegará ao cliente da forma devida.

Nós utilizamos coletores de dados e integramos nosso sistema ao de nossos clientes. Com isso, realizamos o Picking de diversas mercadorias para nossa clientela. Desta forma, depois de executados o procedimento de Picking e Packing, o produto segue para a expedição e fica aguardando a coleta da transportadora ou correios.

Equipe LMX

Veja também: 

CNA discute prioridades para infraestrutura e logística