Qual é a relação entre supply chain e logística?

Para se entender a relação entre supply chain e logística, precisa-se saber o que significa cada uma das partes.

Afinal, o que é o supply chain?

Supply chain significa “cadeia de suprimentos” ou “cadeia logística”, no português. Esse conceito abrange todo o processo logístico de determinado produto ou serviço dentro de uma empresa. Desde a matéria-prima (fabricação) até a sua entrega ao consumidor final.

Esse processo compreende as operações de abastecimento e aquisição de matérias-primas, a entrada dos pedidos dos clientes, a manufatura ou a industrialização dos produtos e as atividades da logística relativas a uma entrega ágil dos artigos até seu destino.

Dentro do supply chain, existem vários integrantes, que atuam em diferentes etapas durante todo esse processo. Como, por exemplo, fabricantes, fornecedores, armazéns, distribuidoras, varejistas e, por fim – mas não menos importante –, os consumidores.

Com isso, é viável perceber que o supply chain é ainda mais abrangente do que a logística, visto que traz referência ao planejamento e ao controle das atividades da empresa.

Qual a relação entre supply chain e logística?

Especificamente, a logística se refere à movimentação de produtos dum local para outro e à gestão de informações dessa movimentação. Isso tudo não influenciando no grau de produtividade da equipe logística. Enquanto a logística lida diretamente com o armazenamento e o fluxo do ponto de origem até o ponto de consumo. O supply chain tem mais a ver com a visão estratégica e integral do negócio.

A logística é um fator de enorme importância para que se alcance a mais alta eficiência na entrega do produto adequado, na quantidade adquirida e nas condições contratadas no endereço esperado, cumprindo o tempo mais ágil possível de deslocamento e com o mínimo custo para a empresa. É possível afirmar, pois, que se a logística falhar, toda a gestão da cadeia de suprimentos será atingida de maneira negativa.

Equipe LMX

Veja também: 

Granel líquido puxa movimentação no mês de maio