Nos últimos anos, o meio empresarial alimentou uma boa discussão sobre as empresas precisarem crescer econômica e socialmente sem deixar de lado a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade.
Foi com esse tipo de discussão que surgiu o conceito de logística sustentável. Esse termo determina que os processos logísticos de uma empresa combatam o desperdício de recursos, além de garantir a redução do impacto ambiental causado pelas atividades executadas.
A sustentabilidade muda não só como as atividades são realizadas, mas também na organização do trabalho, na valorização do capital humano e como as empresas mantêm uma relação de harmonia entre elas.
Para que isso ocorra, a logística sustentável segue alguns pontos ligados à preservação ambiental e à garantia da sobrevivência das próximas gerações.
Como pode ser um diferencial competitivo?
Para uma empresa obter os melhores resultados, é preciso ter uma logística integrada e eficiente. Além de trazer bons resultados, ainda descomplicam-se as tarefas e, desse jeito, o trabalho dos colaboradores fica muito mais fácil.
Com uma cadeia de distribuição com baixo custo e alta qualidade, a sua empresa consegue satisfazer os clientes. Assim, a imagem e reputação da sua empresa são impactadas de maneira positiva, fazendo com que mais clientes fechem negócio com você!
Tudo isso agrega valor ao negócio, fazendo com que as empresas elevem seu diferencial competitivo, posicionando-se de maneira mais favorável, firme e forte no mercado.
Dessa maneira, o estudo estratégico dos processos logísticos e a implementação da logística sustentável tornam-se grandes aliados para a empresa que pretende manter sua capacidade de crescimento e aproveitamento de oportunidades.
Qual a importância da logística sustentável para o futuro das empresas?
A logística sustentável se mostra extremamente importante para sua empresa ter uma longa e ativa vida.
Pense: Como as empresas poderão produzir se não houver energia, pessoas e materiais necessários para desenvolver produtos ou oferecer serviços?
Além da falta de material para produtos e serviços, a empresa pode sofrer com uma má reputação. Já que a sustentabilidade envolve não só o meio ambiente natural, mas também o ambiente em que nós, homens e mulheres, vivemos. Assim, a empresa que optar por implantar a logística sustentável em seu negócio terá uma boa imagem e reputação.
Como resultado, mais clientes procurarão fechar negócio com você. Concluindo, a logística sustentável é importante tanto social e economicamente.
Como colocar esses princípios em prática?
São muitas maneiras de se colocar a logística sustentável em prática em sua empresa. Confira:
Você pode analisar o ciclo de vida dos produtos e determinar o impacto ambiental causado por cada um deles, adotar o consumo consciente, praticar a coleta seletiva, o reaproveitamento e a reciclagem dos resíduos. Além disso, você pode também cumprir com as exigências dos certificados ISO, equipar a frota com veículos movidos a biocombustível e planejar as rotas de distribuição para o consumo de combustível ser reduzido.
Além de todos esses exemplos citados, a logística reversa – medida adotada pela LMX – surge como uma forma muito bem estruturada de garantir a implementação da logística ambiental.
De maneira simplificada, a logística reversa é o controle do fluxo de materiais na cadeia de produção, com foco no reaproveitamento de recursos e na diminuição do acúmulo de resíduos no meio ambiente.
A logística reversa também se importa com a resolução de problemas relacionados ao uso ou consumo de produtos, estabelecendo formas mais rápidas de resolver questões relacionadas às reclamações dos consumidores.
Desse modo, a logística reversa traz grandes contribuições para as empresas, no sentido de potencializar a prática da logística sustentável.
Qual a contribuição da logística reversa?
Ao considerar o controle do fluxo de materiais dentro da empresa, desde a origem da produção até o uso e descarte pelos consumidores, a logística reversa constitui-se como um grande espelho da logística ambiental.
Trata-se da materialização, em processos, das metas e dos objetivos propostos quando se pretende garantir o crescimento econômico sem sacrificar a preservação ambiental e o desenvolvimento social.
Dessa forma, ao orientar todos os processos gerenciais e operacionais, segundo os princípios da logística sustentável, as empresas garantem sua sobrevivência no mercado e agregam valor competitivo e econômico ao negócio.
Equipe LMX