Giro de estoque: um importante indicador de qualidade do depósito

O estoque pode ser considerado a alma de qualquer negócio logístico. Por isso, ele precisa ser muito bem organizado para que garanta a eficiência e o sucesso de seu empreendimento. Para evitar dores de cabeça, é preciso prestar atenção na hora de calcular o giro de estoque. Quando seu estoque é menor do que sua demanda, pode acontecer de você perder vendas por falta de produto. Mercadorias a mais, por outro lado, podem representar dinheiro parado e até desperdício de mercadorias.

Afinal, o que é giro de estoque?

Basicamente, o giro de estoque é a quantidade de vezes em que o produto ou mercadoria é reposto. A velocidade em que acontece este giro é o que faz possível saber a quantidade vendida em determinado período do estoque do momento.

O indicador é considerado a melhor ferramenta para que um empreendedor avalie o desempenho de seu estoque. Afinal, ele mede sua qualidade de forma padronizada e pode ser aplicado independente do porte da empresa.

Como calcular o giro de estoque?

É bem simples, na verdade. Basta somar tudo que foi vendido e dividir pelo que se tem no estoque.

Por exemplo: Se uma loja de calçados vendeu 40 botas ao longo do ano e o estoque médio é de 10 pares em estoque, é só dividir o número de vendas (40) pela quantidade do estoque (10) para saber quantas vezes o estoque girou. No exemplo, o resultado foi 4, o que representa o número de giros do produto no período selecionado.

Já para saber o tempo médio de giro do estoque, é só dividir o número de dias em um ano pelo número de giros. Dividindo 365 dias por 4 giros, temos 91,25 dias. Ou seja, a empresa renovou seu estoque de botas em média 4 vezes ao ano e a cada 91,25 dias.

Vantagens do giro de estoque rápido

Quanto mais o estoque gira, mais o comerciante ganha dinheiro. No entanto, em algumas ocasiões, é necessário diminuir o valor da venda dos produtos para que o estoque gire mais rapidamente. Além da estratégia significar lucro, o produto não corre o risco de se tornar obsoleto ou com a validade vencida, e ainda não é preciso ter muito espaço para armazenamento. Em caso de sinistros (roubo ou incêndio), o prejuízo também é menor.

Equipe LMX

Veja também:

Os diferentes tipos de picking