O que é logística?
Logística significa contabilidade e organização e é um termo de origem grega. Logística também vem do frânces “logistique” , que significa uma arte que trata do planejamento e realização de vários projetos, muito utilizado durante as guerras.
A logística surgiu, inicialmente, como parte da arte dos militares. Era utilizada na guerra como a área que cuidava do planejamento de vários itens importantes, armazenamento, distribuição e manutenção de vários tipos de materiais. Como, por exemplo, armas, roupas, além de alimentos, saúde, transportes e etc. Mais tarde, também passou a designar a gestão, armazenamento e distribuição de recursos para uma determinada atividade.
A área de logística é encarregada do controle de muitas atividades, que são divididas em quatro tipos:
- Logística de Suprimentos;
- Logística de Produção;
- Logística Reversa;
- Logística de Distribuição.
Suprimentos
É o processo básico da logística. Este tipo de logística planeja e gerencia os materiais que são necessários para a fabricação de um produto (matéria-prima), mercadorias e materiais essenciais.
Ela garante que a quantidade de suprimentos esteja de acordo com a demanda, inclusive fazendo pesquisas para melhores preços de compra e qualidade do material adquirido.
A logística de suprimentos faz a estocagem e preservação de material, requisita os produtos, dá o fornecimento interno para a empresa, controla o uso dos funcionários, descarta o material quando finalizado e gere todos os processos administrativos desses materiais.
De produção
A logística de produção cuida do processo da confecção e disponibilidade do produto para o mercado, abrangendo todas as esferas internas da empresa. Ela controla o fluxo de materiais dentro da fábrica e da empresa, faz sua armazenagem intermediária, abastece os postos de trabalho e emite a expedição do produto finalizado.
Ela avalia a previsão de demanda externa, com as condições apresentadas pelo mercado, criando um planejamento de longo, médio e curto prazo.
Reversa
Esse tipo de logística tem um estreito laço com a sustentabilidade e a ecologia, já que seu processo é de recuperar suprimentos e materiais, para reintegrar a mercadoria ao estoque.
Suas ações são amplas, inclusive impedir que um material que cause danos à natureza, seja inutilizado de forma errada, dando um destino adequado a ele. Ela evita que haja contaminação do meio ambiente e ainda cria uma economia, já que se há reutilização de material, há menos consumo de matéria-prima.
De distribuição
Seu principal objetivo é ter a quantidade certa de mercadorias e material no estoque, com o equilíbrio entre o tempo e o lugar corretos. Cuida da distribuição do material armazenado, por meio do acompanhamento do estoque e monitoramento de sua utilização.
Ela é subdividida em:
- Conferência de cargas após expedição;
- Roteirização de entregas;
- Administração de transportes;
- Controle de fretes;
- Monitoramento.
Equipe LMX
Veja também:
Giro de estoque: um importante indicador de qualidade do depósito