Quando se está fechando um embarque marítimo, é estipulado pelo armador o período de free time. Durante este período estipulado, não se é pago nada a mais do que já estava acordado em contrato.
Ao ultrapassar este limite, entra em pauta a demurrage.
O que é?
Demurrage é a cobrança que se é feita, caso o contêiner permaneça parado após o período de estadia determinado pelo armador. A partir deste momento, paga-se um valor diário, em dias corridos e em dólar.
Este período conta a partir da data que o contêiner chega ao porto de destino até sua retirada. Este valor vem cobrado separado do frete.
O que pode fazer com que o contêiner fique parado?
– Um canal pode atrasar a saída do contêiner;
– Demora de informação no registro;
– MAPA;
– Liberação de carga;
– Entre outros.
Como funciona?
Um contêiner chega ao terminal com cinco dias limite para sair de lá. Caso ele permaneça no terminal por dez dias, a demurrage é de cinco dias. Ou seja, por mais que o prazo estipulado não seja cumprido, pode-se dar andamento ao processo mediante o pagamento da multa.
É importante que, num contrato, seja especificado:
– o tempo permitido ou o ritmo de trabalho e condição de contagem;
– o valor da sobrestadia;
– as condições para a entrega da notícia de prontidão;
– o início da contagem de tempo.
Como reduzi-la?
Remoção para porto seco
Uma forma de evitar a demurrage é agir junto a seu despachante aduaneiro para remover a mercadoria o mais rápido possível. Havendo atraso na liberação do produto, é possível utilizar um terminal de porto.
O chamado porto seco cobra taxas bem mais baratas, além de ser mais flexível na negociação de descontos.
Troca de container
Uma outra saída é a troca de container. O importador compra um equipamento com as mesmas especificações e o repassa ao armador — nome dado ao transportador — no prazo combinado. Posteriormente, ao desocupar o recipiente, vende-o e recupera o dinheiro da compra.
Desova da mercadoria
Pode-se ainda realizar o pedido de desova da mercadoria. Existem empresas especializadas neste tipo de procedimento, com custo bem menor que o valor da sobrestadia. Desovam-se os produtos e o container é devolvido dentro do prazo contratual.
Equipe LMX
Veja também: