Além dos muitos outros fatores que as empresas que possuem processos logísticos precisam prestar atenção – principalmente as que trabalham com e-commerce – é necessário ainda ter um cuidado especial com a separação e embalagem de mercadorias.
O consumidor que utiliza esse tipo de canal para realizar suas compras está cada vez mais exigente. Seja com relação ao tempo de entrega até o nível de integridade da mercadoria que chega até ele.
Por isso, a empresa precisa traçar algumas estratégias para que o processo de separação não gere gastos desnecessários.
Acompanhe este artigo e saiba como executar as etapas de Picking e Packing de forma mais eficiente para que seu negócio mantenha uma alta qualidade de serviço e ganhe o reconhecimento dos seus clientes.
Picking e Packing na operação logística
Para que a operação logística tenha bons resultados, é preciso conhecer bem todas as etapas do processo e qual a melhor forma de executá-las corretamente. Assim não haverá atrasos ou prejuízos com as mercadorias.
Nem sempre os gestores têm um conhecimento real da importância do Picking e Packing no processo de separação e embalagem de mercadorias, o que pode acarretar em erros gravíssimos na operação.
Ao receber um produto errado, danificado ou com a embalagem avariada, o cliente terá uma imagem negativa da empresa e, dependendo da frequência desse tipo de situação, a competitividade pode baixar significativamente.
Esses dois processos fazem parte de etapas importantes da logística e acontecem nos centros de distribuição, tanto da indústria como do varejo. São eles que possibilitam que a mercadoria chegue íntegra até o consumidor final.
Entenda o que é Picking
O Picking é o processo onde se separa a mercadoria de acordo com as especificações do pedido do cliente. Por isso mesmo, deve ser feito com atenção e cuidado, para que o produto correto seja separado.
Hoje, a automatização de processos logísticos já está cada vez mais comum. Isso torna a atividade mais ágil e diminui o tempo entre a efetuação da compra e a entrega do produto ao cliente.
Essa etapa tem um custo alto, comprometendo cerca de 55% do capital direcionado ao funcionamento do centro de distribuição e 40% desse valor é gasto com mão de obra.
Ora, se há um custo bastante relevante, não justifica que a empresa seja displicente com um processo tão importante e que pode influenciar negativamente na imagem dela diante do cliente.
Existem métodos diferentes de realizar o Picking e a empresa pode escolher qual deles vai utilizar, de acordo com suas necessidades e o planejamento logístico que foi feito. São eles:
- Picking discreto: cada funcionário fica responsável por um pedido e executa todo o processo do início ao fim;
- Picking por zona: o processo é dividido por zona e cada funcionário fica responsável por uma Unidade de Manutenção de Estoque (SKU). O SKU é um código utilizado para identificar cada produto que há no estoque, separando os produtos de acordo com as características e quantidades;
- Picking por lote: nesse método, cada funcionário fica responsável por um lote, que é formado por vários SKUs;
- Picking por onda: aqui é destinado um SKU para cada funcionário, porém, com uma delimitação de tempo para ser executado.
Como acontece o Packing
O Packing faz parte do processo de embalagem de mercadorias e acontece depois do Picking. Assim como a etapa anterior, também necessita de atenção com os detalhes.
Nesse momento da operação logística, o produto deve ser embalado de acordo com suas especificações, o que envolve a proposta de embalagem feita pelo marketing e a necessidade de descaracterização, como forma de evitar furtos.
No que diz respeito às embalagens, é importante observar o nível de dificuldade do seu manuseio para que isso não interfira na agilidade do processo.
Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a segurança que essa embalagem realmente oferece à integridade do produto e se ela evita que ele seja danificado durante o transporte.
Picking e Packing atrelados ao nível de satisfação do cliente
O Picking e Packing são processos muito importantes na embalagem e separação de mercadorias. Ademais, são eles que determinarão a satisfação do cliente com a sua compra, ao receber o produto de forma rápida e sem danos.
Mas para que isso aconteça, é preciso fazer um planejamento da logística e uma gestão da cadeia de suprimentos que seja eficiente. Isso também inclui o bom relacionamento entre indústria e varejo.
Sempre que possível, é indicado a utilização de KPIs para identificar o nível de produtividade e a qualidade do serviço, pois, ajuda na identificação de possíveis falhas que ocorram durante o processo.
Falhas relacionadas à separação e embalagem podem implicar em perdas de mercadorias e prejuízos financeiros sérios para a sua empresa. A LMX Logística é especializada em operações customizadas, fornecendo soluções ao longo de toda a cadeia de suprimentos. Somos um parceiro estratégico para sua empresa, oferecendo maximização na qualidade dos seus serviços e redução de custos operacionais.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre Picking e Packing e como a LMX Logística pode ajudá-lo a evitar prejuízos, entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores! Com certeza, encontraremos a melhor solução para a sua empresa.