Se você ainda não ouviu falar em lead time logístico, já está mais do que na hora de saber qual a função desse importante indicador de desempenho e como utilizá-lo para melhorar os seus processos.
Com ele, é possível saber o tempo que um produto demora para chegar até o cliente, por exemplo. Esse cálculo leva todas as etapas do processo em consideração e ajuda a encontrar meios para diminuir esse tempo.
O que se deve ter em mente é: quanto menor for o tempo, melhor será a experiência de compra do cliente. Por isso, acompanhe este artigo e saiba como otimizar os seus processos utilizando esse KPI.
O que é o lead time?
De uma forma geral, o conceito de lead time pode ser definido como o tempo que se leva, desde a chegada do pedido até o produto ser entregue ao cliente que fez a compra.
O lead time logístico vai envolver toda a cadeia de suprimentos. Ou seja, o tempo gasto para a chegada das matérias-primas, o tempo de fabricação do produto, quanto ele demora para chegar ao armazém e daí, até o consumidor.
No entanto, ele não deve ser visto como algo útil apenas para os processos logísticos. Outros setores da empresa também podem se beneficiar com as informações fornecidas através desse indicador.
O setor comercial terá uma data de entrega mais precisa para informar aos clientes e o setor de compras poderá ser mais assertivo, já que sabe quanto tempo demora, para o seu fornecedor entregar os suprimentos.
Além disso, o lead time do ciclo de produção gera impacto na gestão dos setores logístico e comercial. Isso ocorre pois se trata do tempo que demora para a fabricação dos produtos.
Vantagens de usar o lead time nos processos logísticos
A primeira e maior vantagem de todas é que esse KPI permite que a gestão tenha um controle maior de todos os processos logísticos. Assim, fica mais fácil identificar falhas e traçar estratégias.
Com o lead time logístico, a empresa passa a ter prazos de entrega mais precisos. Isto é, não só referente ao cliente, mas no que diz respeito a todas as etapas da operação.
Se for utilizado da forma correta, pode diminuir o tempo de entrega ao cliente. Isso garante a sua satisfação diante da compra e da escolha da empresa para realizá-la, gerando sua fidelização.
Também é possível fazer um controle de produtividade, encontrando os gargalos que impedem as tarefas de serem feitas com mais eficiência e otimizando consideravelmente toda a operação.
Ainda permite que os processos sejam padronizados, bem como gera confiança sobre a capacidade de atendimento dos pedidos dos clientes e proporciona um aumento da produtividade com redução de custos.
O que fazer para reduzir o lead time
Como foi mencionado anteriormente, quanto menor for o lead time logístico, mais credibilidade a empresa terá diante dos seus clientes. Isso ocorre pois, o produto chega com mais rapidez até eles.
Para reduzi-lo, o fator primordial é que a empresa faça um mapeamento dos seus processos para conhecer como são feitos e consiga identificar os pontos onde surgem as falhas.
Utilizar sistemas que integrem as informações de todos os processos também auxiliam na gestão. Isto é, diminui o tempo de execução de alguns processos, possibilitando uma otimização logística.
A relação estabelecida entre a empresa e os fornecedores precisa ser baseada em confiança e os fatores, qualidade e rapidez na entrega, devem ser considerados durante a escolha deles.
Também há softwares que ajudam no planejamento da melhor rota, reduzindo os custos com combustível e manutenção dos veículos. Além de o produto chegar com mais rapidez ao cliente.
Calculando
Para fazer esse cálculo é preciso que a empresa tenha a lista de todas as matérias-primas necessárias para fabricar o produto e saber o tempo gasto para receber cada um dos itens.
Também deve saber quanto tempo é dedicado ao processo de produção. Essa contagem deve levar em consideração a sazonalidade comercial e dias não trabalhados, como feriados e finais de semana.
Outro fator importante é a quantidade de tempo que o fornecedor demora para levar os produtos até o galpão de armazenagem ou até a empresa de logística que terceiriza o serviço.
Aumente a competitividade da sua empresa
O perfil do consumidor atual não é o mesmo de 10 anos atrás e, se pensarmos bem, nem é uma diferença de tempo tão extensa. Mas fatores como as novas tecnologias, principalmente, contribuíram para essa mudança.
Não é mais tão fácil se manter competitivo no mercado e os negócios que ganharão lugar de destaque são aqueles que procuram inovar na execução dos seus processos, tornando-os cada vez mais eficientes.
Oferecer o nível máximo de satisfação aos clientes exige que as empresas utilizem métricas, como o lead time logístico, para otimizar sua operação. A LMX Logística pode ajudar a sua empresa. Entre em contato conosco!