A tecnologia tem estado cada vez mais presente em diversos tipos de negócios. No setor logístico, a tecnologia RFID é a responsável por dinamizar muitos processos e trazer mais qualidade ao serviço.
Muitas empresas já estão entendendo que o investimento em novas tecnologias é de extrema importância para o crescimento do negócio, em vários aspectos. Eles englobam mais agilidade e até redução de custos.
Acompanhe este artigo e saiba mais sobre as vantagens de utilizar essa ferramenta para melhorar a gestão dos processos logísticos. Durante a leitura você pode conferir os assuntos abaixo:
- O que é RFID
- Controle de estoque e inventário mais simplificado
- Mais segurança através do rastreamento
- Aumento da competitividade do negócio
O que é RFID
A tecnologia RFID faz a captura de dados através de sinais de radiofrequência. A nomenclatura que dá origem à sigla vem do inglês Radio Frequency Identification (Identificação por radiofrequência).
Essa ferramenta permite identificar individualmente cada mercadoria, além de oferecer informações sobre peso e dimensões, por exemplo. Somado a isso, também é possível rastrear a carga, onde quer que ela esteja.
Em casos de produtos alimentícios perecíveis, que precisam de um ambiente com temperatura específica, também é possível fazer esse tipo de monitoramento.
Isso acontece por meios de sensores de temperatura que também podem integrar-se ao sistema. Assim, durante a entrega e distribuição, não há riscos de interferência na qualidade dos produtos.
Para utilizar esse mecanismo, é necessário um sistema de gestão que permite o gerenciamento dos dados bem como etiquetas que serão postas em cada produto, antenas e o aparelho para leitura das informações.
É preciso lembrar que não se deve utilizar qualquer etiqueta com essa tecnologia. Para que elas possibilitem a captura dos dados pelo leitor, as etiquetas também devem ter alguns dispositivos eletrônicos.
Após a implantação do sistema, com todos os equipamentos necessários, a integração com o WMS utilizado pela empresa vai possibilitar o acesso mais rápido a todas as informações.
Controle de estoque e inventário mais simplificado
Por se tratar de um sistema que integra todas as informações sobre a operação logística, que tem atualização em tempo real, o controle de estoque fica mais fácil . Ademais, o inventário é feito de forma mais rápida.
Quando se identifica toda a mercadoria com as etiquetas, ao entrar no centro de distribuição, mesmo que a carga ainda esteja dentro do caminhão ja se pode contabilizá-la automaticamente.
Isso acontece por causa das antenas, posicionadas estrategicamente dentro do armazém. Essas informações seguem direto para o sistema de gestão, que já está integrado à tecnologia RFID.
Essa dinâmica elimina a contagem manual, que é bastante susceptível de erro humano. Além disso, o processo automatizado é bem mais rápido que o manual e não é necessário dispor de muitos funcionários para a atividade.
Mais segurança através do rastreamento
Além de facilitar a contagem do estoque, a tecnologia RFID também permite o rastreamento de toda a mercadoria bem como equipamentos utilizados na operação, como empilhadeiras, caminhões ou materiais da linha de montagem.
Para a carga que está em movimento, é possível integrar o sistema com o uso de GPS. Dessa forma, é possível acompanhar todo o trajeto, desde a saída da mercadoria até a chegada ao seu local de destino.
Além de permitir uma segurança maior em relação à localização da mercadoria, a empresa também consegue passar informações mais assertivas aos seus clientes.
Aumento da competitividade do negócio
O uso desse tipo de ferramenta não está ligado apenas ao fator operacional da gestão logística, mas também influencia bastante no nível competitivo do negócio.
Ao utilizar a tecnologia para dinamizar seus processos, com acesso à informação em tempo real e com menor possibilidade de erro, a qualidade do serviço aumenta consideravelmente.
Esse fator tem uma relevância de peso no mercado, já que os clientes procuram por empresas que lhes proporcionem a melhor experiência. Isso inclui processos mais ágeis e rapidez na entrega.
Outro ponto que as empresas devem analisar é a redução de custos provenientes de extravio ou roubo de mercadoria e maior número de funcionários necessários para realizar algumas atividades.
Ao automatizar a contagem do estoque, por exemplo, não há mais a necessidade de tantos funcionários para realizar essa tarfea e seu tempo de execução também diminui.
Portanto, gastos com pessoal e reposição de mercadorias que foram roubadas podem ser convertidos em um capital para investir em mais tecnologia e melhoria dos processos.
Oferecer o melhor serviço com os menores custos logísticos não é uma tarefa fácil para muitas empresas, mas isso pode ser possível através de um operador logístico.A LMX Logística pode ajudar o seu negócio na gestão de todos os processos logísticos, customizando o serviço de acordo com as necessidades da sua empresa. Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!