Dentre os vários desafios da logística o que tem mais peso é a busca pela otimização da operação logística. Na maioria dos casos, o crescimento do comércio eletrônico é um dos responsáveis por isso.
Nas vendas através de e-commerce, o que mais afeta a qualidade do serviço como um todo é o last mile, principalmente por ser a última etapa do processo de entrega da mercadoria.
Para entender um pouco mais sobre esse processo, acompanhe este artigo e veja como a logística do seu negócio pode ocorrer de uma maneira mais estratégica. Portanto, fique atento aos tópicos abaixo:
- O que é o last mile na logística?
- Alguns desafios elevam os custos
- A tecnologia nos processos logísticos
- Quando o last mile pode aumentar sua competitividade
- Quanto mais informação, mais controle
O que é o last mile na logística?
A expressão last mile, em sua tradução para o Português, significa última milha. Ou seja, dentre os processos logísticos, essa é a última fase. Aquela que, literalmente, vai levar o produto até o seu consumidor final.
Contudo, muitos fatores podem contribuir para tornar essa etapa bastante complicada. E a execução de todas as fases anteriores está diretamente ligada ao sucesso do last mile.
É esse ponto do processo logístico que engloba desde a saída do produto do centro de distribuição até a sua chegada ao local de destino, onde é entregue ao seu comprador.
Por isso, a otimização da operação logística é tão importante. Quanto melhor for o planejamento feito, desde a etapa inicial, menor será o tempo de espera do consumidor para receber a sua mercadoria.
Alguns desafios elevam os custos
Hoje, muitas empresas acabam optando pela terceirização logística, incluindo a entrega ao cliente final. Dessa forma, os produtos saem do fabricante direto para um centro de distribuição e, só então, entram no last mile.
Nesse momento, alguns desafios da logística são enfrentados, como limitação da circulação de caminhões em determinados perímetros urbanos, várias entregas em regiões diferentes, valor do combustível e estradas ruins.
Infelizmente, isso faz com que o custo de frete, por exemplo, aumente consideravelmente. Em algumas situações supera até o valor do produto e desestimula o consumidor a efetuar a compra.
A tecnologia nos processos logísticos
Atualmente, os recursos tecnológicos são os maiores aliados quando o propósito é a otimização da operação logística. E isso pode ajudar bastante na eficiência do last mile.
No que diz respeito aos desafios citados acima, alguns softwares já utilizados no mercado conseguem ajudar bastante na gestão de estoque, identificação mais ágil dos produtos e localização, tanto da mercadoria como da frota.
Através de sistemas integrados, é possível acelerar os processos utilizando menos mão de obra e mantendo um padrão de qualidade. Além disso, também auxilia na roteirização das entregas.
Tudo isso pode implicar em redução de custos, sem falar que a tecnologia também melhora consideravelmente a assertividade das informações repassadas ao cliente sobre o trajeto da sua encomenda.
Quando o last mile pode aumentar sua competitividade
Controlar o máximo possível toda a cadeia logística pode ser um dos maiores desafios na operação, mas é o que dá maiores garantias de que o last mile ocorrerá de forma eficiente.
A identificação correta das mercadorias, com o auxílio de etiquetas que contém dispositivos eletrônicos, capazes de conter informações lidas através de um código de barras pode ajudar bastante na otimização da operação logística.
Iniciativas como essa acabam dinamizando os processos e reduzindo drasticamente os erros como envios de pedidos trocados, o que pode provocar custos desnecessários, além de insatisfação do cliente.
E já que falamos sobre esse assunto, um ponto que devemos levar em consideração quando se trata de devolução de mercadorias é a logística reversa.
É importante que o fabricante tenha o esboço do planejamento quando há a necessidade do cliente devolver o produto que comprou. Seja por algum defeito, erro ou até pelo seu direito de desistência.
Essa iniciativa conta muito na impressão que o cliente tem sobre o serviço bem como em uma experiência positiva de compra, que poderá converter-se em outras futuras.
Quanto mais informação, mais controle
No que diz respeito aos desafios da logística, a informação é uma peça fundamental para um controle eficiente de todos os processos. E é assim que uma boa gestão deve ser executada.
A maioria das empresas que têm operações logísticas já faz uso de um sistema integrado que centraliza todas as informações referentes às etapas da operação e até sobre fornecedores e empresas de transporte.
Quando o acesso a esses dados é facilitado, é possível ter uma visão mais estratégica do negócio. Dessa maneira, o planejamento logístico consegue resultados bastante satisfatórios.
Embora os pontos citados sejam bem desafiadores, é possível superá-los e oferecer o serviço de qualidade que o seu cliente espera. A LMX Logística pode ajudar o seu negócio a otimizar suas operações. Entre em contato conosco!