Como aprimorar o planejamento de distribuição logística de seus produtos importados?

Quanto mais eficiente a logística de uma empresa, mais ela pode agregar valor aos seus produtos, melhorar os recursos e manter um bom relacionamento com clientes e fornecedores.

Mesmo empresas bem organizadas costumam cometer erros no monitoramento de controle, revezamento ou logística.

Você sabe o que é distribuição logística? Sabe como aprimorar o planejamento de distribuição logística de seus produtos importados?

Neste texto, colocamos os principais detalhes para que você conheça o que é e saiba como ela funciona.

O que é distribuição logística?

Entendemos que o planejamento de distribuição logística de produtos importados é um processo que inclui a gestão de materiais, desde a saída do produto da linha de produção até a etapa final do processo, ao distribuidor.

O distribuidor vende o produto para o varejista e chega ao usuário final, várias decisões precisam ser tomadas neste ciclo. Para desenvolver um plano de distribuição mais eficaz, é importante que todas essas etapas estejam alinhadas.

Como melhorar o planejamento de distribuição logística?

Para garantir um fluxo logístico harmonioso, é necessária um bom planejamento de distribuição logística. Algumas medidas podem ser tomadas para otimizar o processo e acelerar as etapas de armazenamento e distribuição dos produtos.

     Tenha os parceiros certos

Antes de formar uma nova aliança, deve-se verificar se isso realmente beneficia o sistema de distribuição. Para os fornecedores, se for feita a escolha certa, a qualidade do produto é garantida. A possibilidade de um cronograma previsível, por saber que os prazos serão cumpridos.

O operador parceiro também deve ser confiável. Afinal, eles impactam diretamente nos resultados logísticos a serem alcançados no período. Esta é uma relação entre confiança e credibilidade e deve ser tratada com seriedade.

     Aprimore o que for terceirizado

Na logística de distribuição, certos processos podem precisar ser terceirizados para melhorar seu desempenho. Essa estratégia permite que a empresa se concentre em seu core business.

Muitas empresas têm desempenho insatisfatório porque estão ocupadas em setores não convencionais. Sem essa distração, as prioridades da empresa ficarão mais claras e todos os esforços serão direcionados a elas.

     Tenha um planejamento eficiente

Um bom planejamento é a chave para o funcionamento eficaz de qualquer negócio. Isso não é exceção em logística e distribuição. Cada etapa do processo deve ser considerada de forma a garantir a qualidade do transporte e o escoamento das mercadorias.

Dessa forma, você pode gerenciar o estoque, reduzir custos e controlar recebimentos ao mesmo tempo. Para fazer isso, você deve definir o custo do recebimento ao estoque e à entrega final. Com essas informações, sempre que possível, fica mais fácil tomar decisões seguras e investir em infraestrutura e planos de ação.

     Tenha indicadores de eficiência

Sem analisar os indicadores, é difícil entender quais setores precisam de melhorias. As métricas de rastreamento podem ajudá-lo a medir o sucesso e o fracasso. Escolha os que melhor se adequam ao seu negócio.

Depois de obter os resultados dessa análise, tente compartilhá-los com outras partes interessadas da empresa. Todos precisam entender a situação geral da empresa para saber o que pode ser melhorado.

     Tenha mapas de entrega

Para evitar altos custos de vendas em viagens de longa distância, um mapa de transporte é muito importante. Isso permite que você crie rotas mais rápidas e inteligentes e determine os tempos de entrega.

Outra vantagem dessa estratégia é a prioridade de entrega. Existem softwares que podem te ajudar neste processo porque eles podem fazer isso com rapidez e precisão.

Tecnologia no planejamento de distribuição logística

     Gestão de vendas

Use esta solução para obter uma cotação mais precisa. Além do sistema de importação de produtos, você também pode receber scripts de cotação de compra. Isso pode ser feito com um software de gerenciamento que varia de orçamentos de compras a gerenciamento de lucros.

     Gestão de vendas

O gerenciamento de vendas costuma ser confuso, especialmente quando se trata de vendas que envolvem entregas futuras e dentro do prazo. Neste ponto, ter um sistema é necessário para realizar esse gerenciamento. Sem contar que ele pode ajudar no controle das comissões, ordens de serviços e campanhas de vendas.

     Planejamento

Com o software certo, você pode planejar melhor os orçamentos e controlar custos e receitas em um único sistema de distribuição logística. O painel central dá acesso a todas as informações e também permite que você controle efetivamente o fluxo de caixa.

     Controle de estoque

Outra vantagem é a gestão da armazenagem e do transporte, pois além de um controle mais rígido da eficácia e dos lotes dos produtos distribuídos, o controle da troca e da produção também pode ser feito de um só lugar.

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