Para que uma operação não apresente falhas, é primordial fazer uso dos indicadores de desempenho logístico, os KPIs. Através deles, é possível avaliar se o funcionamento de cada setor está de acordo com as metas.
Ao saber o que não está funcionando corretamente na operação logística, a empresa pode tomar providências que melhorem os processos e evitem prejuízos diversos.
Para saber o que são e como funcionam esses indicadores, continue a leitura deste artigo.
O que é um indicador de desempenho?
A sigla KPI significa Key Performance Indicator, em português Indicadores-Chave de Desempenho. Eles oferecem métricas que são utilizadas para avaliar se a empresa está conseguindo alcançar suas metas.
Esse tipo de avaliação é a mais indicada para que a empresa visualize quais os seus pontos fortes e fracos, além de auxiliar no planejamento de estratégias para melhorar os processos.
A gestão da empresa também é beneficiada com esses indicadores, uma vez que seus líderes conseguem tomar decisões mais conscientes e de acordo com as reais necessidades da empresa.
Os indicadores de desempenho logístico conseguem mostrar se os processos da operação estão sendo realizados de forma padronizada e se o atendimento está dentro da qualidade esperada.
Como o KPI é utilizado na logística?
A otimização dos processos na operação logística é um objetivo que deve ser constantemente buscado e os indicadores de desempenho logístico são bastante eficientes para alcançá-la.
Cada etapa da operação logística deve passar por um indicador até que todas elas estejam funcionando com o máximo de eficiência possível. Qualquer erro encontrado deve ser corrigido através de estratégias específicas.
Quando falamos de logística, os KPIs auxiliam no aumento da qualidade do trabalho desenvolvido e na diminuição de erros. Também apontam o que falta para o alcance de metas.
A gestão dos processos logísticos é feita de maneira menos complicada, já que não tem que lidar com os problemas que foram identificados pelo indicador de desempenho.
Após a avaliação, os dados atuais também podem ser comparados com os que foram contabilizados em anos ou períodos anteriores. Isso serve de parâmetro para estipular novas metas e reorganizar processos.
Os KPIs também possibilitam uma melhoria na comunicação entre os setores, evitando divergências de informações. Esse tipo de situação costuma interferir na otimização da operação.
Alguns indicadores de desempenho
Na logística existem alguns indicadores de desempenho que precisam ser utilizados, a fim de manter o bom desempenho dos processos, mantendo os custos baixos e a qualidade do serviço.
Falando em qualidade, este deve ser o ponto forte quando o assunto é entrega de mercadorias. É através desse KPI que o número de entregas realizadas dentro do prazo pode ser visualizado, bem como os atrasos.
É possível fazer essa análise classificando as entregas por região. Dessa forma, com o decorrer do tempo, a empresa pode identificar os lugares em que é mais viável ter um centro de distribuição.
Outro KPI importante para a operação está relacionado à redução de custos logísticos. Isso é feito através de uma análise de despesas com frete, desperdício de produtos, trocas e devoluções feitas pelos clientes.
Os prejuízos causados por perdas e extravios de mercadoria também devem passar por indicadores de desempenho logístico. Assim, as causas são identificadas e podem ser resolvidas com maior rapidez.
O tempo que o cliente espera pela sua mercadoria é um fator que merece atenção, pois quanto mais ele espera, menores são as chances dele realizar uma nova compra.
Portanto, todo o ciclo logístico deve ser analisado por KPIs a fim de identificar se há algum tipo de problema que aumente esse tempo de espera para o cliente.
Por fim, as divergências de estoque também devem ser analisadas por KPI. Diferenças entre as quantidades registradas e o que se encontra no armazém, além de indicarem perdas, também podem causar falta de material.
Fazendo a análise dos KPIs
Para fazer esse processo em sua empresa, o primeiro passo é escolher a etapa da operação logística que será analisada. Logo após, é indicado que os gestores listem as necessidades mais urgentes.
Em seguida, os dados referentes ao processo devem ser reunidos. Qualquer informação sobre a atividade é importante para facilitar a identificação dos possíveis problemas.
Depois de reunir todos os indicadores de desempenho, já é possível traçar novas metas e, claro, divulgar as informações e os objetivos a serem alcançados para todos os colaboradores.
Como podemos ver, os indicadores de desempenho logístico devem ser usados pelas empresas, para que elas consigam visualizar os pontos que precisam ser melhorados.
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