Quem trabalha com logística, sabe que a distribuição dos produtos e a embalagem são fatores muito importantes quando pensamos em transportá-los. Uma boa embalagem é o que vai garantir que a mercadoria fique segura e que o espaço seja melhor aproveitado. E quando tratamos de logística de bens de consumo perecíveis, o processo é ainda mais difícil.
Para gerir esse processo é necessário levar em consideração uma série de fatores, como as condições de armazenamento, o acondicionamento e transporte, além das restrições da legislação.
Isso tudo, acaba tornando essa uma operação mais complexa e cheia de adversidades encontradas durante o processo.
Você deve estar se perguntando como cuidar de tudo isso, não é mesmo? Pois é exatamente isso que vamos te ensinar!
Como funciona a logística dos bens de consumo perecíveis?
Os bens de consumo a que estamos nos referindo neste texto, são os bens perecíveis, ou seja, aqueles que possuem data de validade.
Esses produtos são de fácil deterioração e por isso podem estragar com facilidade, caso não tenham um bom armazenamento. Os produtos dessa categoria mais comuns são os alimentos.
Tendo isso em vista, faz-se necessário evitar a deterioração destes produtos nos processos de transporte e armazenagem, através do conhecimento das restrições de perecibilidade de cada item. Isso, inclusive, é o que a Organização Mundial da Saúde (OMS) chama de responsabilidade da segurança dos alimentos.
Para a preservação dos alimentos, existem dois fatores que devem ser analisados:
- físicos: como empilhar e armazenar, como manusear, impactos durante o transporte, tipos de embalagem;
- biológicos e químicos: temperatura durante o transporte e o armazenamento, riscos de contaminação, controle de umidade, ventilação, entre outras.
Quais são os cuidados necessários?
Quando pensamos na logística para bens de consumo perecíveis, existem 3 cuidados que são fundamentais.
1. Armazenamento
Por se tratar de um processo que necessita muito manuseio, isso pode acabar aumentando as chances de estragar o produto.
Para fazer um armazenamento de qualidade, você vai precisar adequar as instalações físicas da sua empresa, como por exemplo os seus equipamentos que devem passar a ser operados por profissionais com experiência, além de terem um sistema antivibração.
Outro detalhe que você também deve se atentar é a estocagem, é necessário que exista espaço entre os produtos, ventilação, temperatura e higiene adequada do espaço, você também precisa organizar o seu estoque para que o produto que tem validade mais próxima, saia primeiro
2. Acondicionamento
Aqui estamos falando da embalagem. É ela quem vai proteger o produto durante todo o processo, desde o armazenamento até o transporte ao seu destino final.
Existem 5 estágios principais das embalagens:
1º A embalagem que chega até o consumidor final;
2º A embalagem que vai proteger o produto primário e aumentar a segurança;
3º Os contentores que impedem que os produtos fiquem chocando entre si;
4º Os paletes onde são colocados as caixas que são organizadas para o transporte;
5º Os contêineres com temperatura apropriada para cada tipo de produto.
3. Transporte
É nesse processo que o produto fica mais suscetível a danos, devido ao manuseio, clima e possíveis intempéries no trajeto.
Para que você possa ter maior controle e mais garantia de cuidados com o produto, é fundamental levar em conta a escolha de uma boa transportadora para fazer esse serviço.
Além disso, é a transportadora quem deve se preocupar com o embarque e desembarque das mercadorias e como o transporte será feito para cada tipo de mercadoria.
Benefícios dos cuidados logísticos com bens de consumo perecíveis
Entre os principais benefícios temos:
1. Evita falhas e prejuízos na produção;
2. Melhora a estruturação dos processos;
3. Mais eficiência e agilidade em cada setor;
4. Reduz os riscos de acidentes dos colaboradores;
5. Permite o armazenamento adequado de insumos e reduz as perdas de materiais;
6. Reduz os custos graças ao bom relacionamento com fornecedores e contratos de fidelização;
7. Aumenta a produtividade através da cooperação entre os setores, bem como pelo maior controle dos processos;
Quando você entende que os cuidados logísticos com os bens de consumo perecíveis devem ser vistos de forma integrada e envolvendo todo o processo produtivo, as melhorias passam a acontecer.
Principalmente, quando você passa a usar a tecnologia como sua aliada, permitindo que ela traga mais automação, agilidade e eficiência nas suas operações.
A logística de bens de consumo perecíveis deve ser pensada e repensada, afinal de contas trata-se de produtos muito sensíveis e perecíveis. Ter um processo logístico integrado pode diminuir, e muito, os seus problemas.
E se você está enfrentando dificuldades na logística da sua empresa, e pensando em contratar um operador logístico, a LMX Logística é a sua parceira ideal, temos uma equipe extremamente qualificada e que oferece os mais diversos serviços da área. Entre em contato com a gente!