Uma prática comum aplicada na logística e no transporte para movimentação de cargas é a paletização e unificação de mercadorias. Empresas do ramo adotam esta prática como estratégia para aumentar desempenho, segurança nos processos e garantir armazenamento em áreas específicas. Podendo ter grandes quantidades de mercadorias independentes do peso, organizando e dinamizando a movimentação e transporte durante o processo logístico.
Os paletes são estruturas que podem variar de materiais como madeira, plástico, borracha, aço e papelão. São produzidas de acordo com um padrão específico atendendo a necessidade da unificação de cargas.
A unificação de volumes é importante no processo logístico. Contribui com a redução de custo da viagem e tempo considerando o pouco espaços ocupado no caminhão e a agilidade na hora do carregamento e descarregamento.
Na paletização existem várias vantagens além das já citadas acima. Podemos citar o aperfeiçoamento dos espaços, realizando o armazenamento vertical ou horizontal em estruturas específicas de aço, como os porta-paletes. Contribui também para a redução de extravios ou furtos, pois a carga paletizada é envolvida por faixas, cintas ou filmes e etiqueta por unidade de paletes. Eliminando a necessidade de identificar as embalagens individualmente, simplificando os processos de inventário, entre outras vantagens.
Importante destacar que agilidade nos processos de movimentação da carga unificada e paletizada é resultado de diferentes formas de manipulação das mercadorias. Sejam por empilhadeiras e transpaleteiras manuais ou elétricas. Os produtos quando manipulados a partir desses sistemas diminuem os riscos dos operadores sofrerem danos e as mercadorias sofrerem avarias.
Portanto, conforme citado acima, são vários os benefícios que envolvem o sistema de paletização e unificação de cargas. Lembrando que qualquer carga pode passar por este processo, desde que atendam as especificidades do cliente, da carga e do local de estocagem.
Equipe LMX