A sazonalidade nas operações logísticas

Em alguns períodos do ano, a operação pode sofrer interferências de algo que pode ser identificado como sazonalidade na logística e já é bastante conhecido por muitas empresas.

Este fenômeno pode alterar o ritmo da operação, provocando um aumento relativo na demanda. Sendo assim, as empresas devem estar preparadas, a fim de que isso não diminua a qualidade do seu serviço.

Por isso, neste artigo vamos falar sobre como a sazonalidade pode afetar as atividades logísticas e quais as estratégias que devem ser tomadas para não ter resultados negativos. Fique atento aos tópicos abaixo:

  • A sazonalidade na operação logística
  • Como a gestão lida com a sazonalidade
  • Planejamento para a sazonalidade na logística
  • Invista em equipe e na renovação de equipamentos

A sazonalidade na operação logística

Em alguns períodos do ano, a sazonalidade na logística é uma condição que altera a dinâmica da operação e causa um crescimento na demanda. Isso acaba afetando a capacidade de produção e até os prazos de entrega.

Em alguns casos, é possível prever quando ela irá acontecer. Geralmente esse acontecimento é esperado em datas comemorativas como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Natal, entre tantas outras.

Porém, situações inesperadas também podem causar o aumento dessa demanda, como alterações climáticas e até pandemias, quando é necessário um isolamento social e as vendas de e-commerce crescem, por exemplo.

Para que isso não acabe causando problemas de abastecimento ou atrasos na entrega aos clientes, é preciso planejar estratégias, tanto para o que já é esperado, quanto para acontecimentos imprevisíveis.

Como a gestão lida com a sazonalidade

Uma boa gestão logística pode ser a principal responsável pelos resultados positivos conseguidos nesses períodos, em que as atividades fogem um pouco do que acontece rotineiramente.

Ao contrário do que possa parecer, a sazonalidade na logística não deve ser vista como um problema e sim como uma oportunidade de aumentar as vendas e conseguir novos clientes.

Por isso, os gestores devem planejar suas ações desde a compra dos produtos até a entrega das mercadorias aos clientes. Assim, evitam o gasto com itens em excesso e a baixa qualidade do transporte dos produtos.

Esse tipo de iniciativa reduz os gastos desnecessários e o desperdício, além de aumentar a lucratividade do negócio. No universo corporativo, esse é um dos principais objetivos.

Uma gestão eficiente também proporciona uma melhor administração da mão-de-obra, pois sabemos que em períodos sazonais, a demanda pode aumentar significativamente e até sobrecarregar os funcionários.

Por isso, é preciso saber em que momento deve haver a contratação de pessoal extra, para garantir que todas as tarefas ocorram sem grandes problemas.

Essa sazonalidade também promove um melhoramento dos processos, a fim de que eles sejam otimizados e aconteçam de um jeito mais prático e rápido, mantendo sempre um nível elevado de qualidade.

 

Planejamento para a sazonalidade logística

Para não ser surpreendida por sua baixa capacidade de atender às demandas dos períodos sazonais, é preciso fazer um bom planejamento. A empresa deve entender que em algumas situações, a sua dinâmica de trabalho deve mudar.

Por isso, é necessário fazer uma estimativa da demanda, realizar a compra das mercadorias necessárias e buscar um operador logístico que atenda as entregas de forma eficiente.

Os fornecedores também devem ser incluídos nesse planejamento. O mais relevante será a confiança na relação de negócios e a capacidade da empresa de ser flexível quanto ao aumento de demanda e prazos de entrega.

Outro fator importante no planejamento que envolve a sazonalidade na logística é a ação cabível para cada tipo de situação. Ele pode definir a contratação de mão-de-obra extra ou aumento da frota de veículos.

Nessa oportunidade, a empresa também pode visualizar o crescimento do negócio e a possibilidade de expandir. Pode ser o momento certo para lançar novos produtos ou serviços que irão atrair mais clientes.

Invista em equipe e na renovação de equipamentos

Quando uma empresa passa por períodos de sazonalidade na logística, não deve pensar apenas no aumento das vendas bem como lucratividade. Para que haja sucesso, decerto é preciso pensar na equipe e na estrutura disponível.

A manutenção dos equipamentos, por exemplo, deve ser feita periodicamente, ademais, precisam ocorrer antes que a demanda de trabalho aumente. Assim, problemas desnecessários são evitados durante a operação.

Para quem vai executar as tarefas, a empresa deve oferecer o treinamento adequado. Essa iniciativa faz com que o funcionário realize aquela atividade sem problemas que acabam gerando entraves.

Casa seja necessário, também é preciso pensar na contratação de mais pessoal. Isto é, a fim de que os processos não sofram atrasos por conta da diferença entre mão-de-obra disponível e a alta demanda.

Se você quer se preparar para os períodos sazonais, garantindo a eficiência da sua operação e a lucratividade, a LMX Logística oferece diversos serviços na área. Entre em contato e fale com um de nossos consultores!