Novembro azul: saiba como se prevenir do câncer de próstata

A equipe LMX Logística se preocupa com seus funcionários e principalmente com a saúde dos mesmos. Com a chegada do mês de novembro, há o reforço para a realização do exame de próstata e a prevenção do câncer. Lembre-se que câncer de próstata não é brincadeira.  Confira algumas prevenções a seguir:

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais afeta os homens. O mesmo também é o mais frequente nos homens que já passou dos 50 anos. A idade avançada está entre os fatores de riscos, como também o histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais, além de maus hábitos alimentares, sedentarismo e excesso de peso.

O câncer de próstata

Esse tipo de câncer cresce lentamente, não apresentando sintomas em suas primeiras fases. Há os problemas para urinar, sensação de que a bexiga não se esvazia completamente e sangue na urina, sendo indícios que indicam estágio avançando da doença. Dor óssea, principalmente nas costas, indica a presença de metástases, sinal demonstrando um avanço mais grave da doença.

O diagnóstico precoce do câncer de próstata é essencial para que a cura seja breve e possível. É por esse motivo que o exame de toque retal é tão recomendado pelos profissionais da saúde, porém a grande parte da população masculina não o faz.

Com essa preocupação, diversas pesquisas acerca da doença vêm sendo desenvolvidas nos últimos anos. Os pesquisadores têm como objetivo disponibilizar novos tipos de tratamento para os pacientes que possuem o diagnóstico conclusivo. Por enquanto, as novidades científicas também visam melhorar a eficácia dos tratamentos, causar menos desconfortos nos portadores da doença. Além disso, também reduzir os efeitos secundários de quem retira a próstata parcial ou totalmente.

Prevenção

A prevenção do câncer de próstata diverge em diversos pontos, entretanto, para redução dos fatores de risco, a medicina recomenda adoção de práticas saudáveis, como:

  • Dieta balanceada

Existem evidências de que ter uma dieta com baixa quantidade de gorduras e cheia de frutas e vegetais pode reduzir o risco do desenvolvimento do câncer. A diminuição de alimentos ricos em gordura ajuda no controle do peso como também, diminui o risco de doenças cardíacas. Vegetais possuem vitaminas e nutrientes que também podem reduzir a ameaça de desenvolvimento do câncer de próstata.

  • Controle o seu peso

A obesidade está relacionada ao aumento do risco de diversos cânceres, inclusive o de próstata. Possuindo sobrepeso, procure diminuí-lo. Já em caso de muitas dificuldades, não hesite em procurar ajuda médica.

Alguns hábitos diários simples podem contribuir para a redução da ameaça do câncer de próstata. Apesar desses hábitos, é indispensável os exames rotineiros para homens acima de 50 anos.

Equipe LMX