Características de um bom líder de empresa no setor logístico

Ter espírito de liderança é essencial para pessoas que comandam setores e equipes. Saber lidar com os perfis diferentes dos funcionários e saber aproveitar o que cada um tem de mais valioso é um desafio gigante.

No setor logístico, não poderia ser diferente. Trata-se de uma área essencial e muito estratégica para o alcance de objetivos de qualquer empresa. Um líder de logística precisa desenvolver algumas habilidades de um verdadeiro líder para alcançar uma equipe de alto desempenho.

Confira algumas dicas:

  • Ser mais do que apenas chefe

Considerando que liderar é algo que envolve além da hierarquia, outros diversos aspectos, como responsabilidade, humildade, paciência e compreensão. Exige também que você possua muito mais do que conhecimento técnico, é fundamental que desenvolva as habilidades necessárias para manter sua equipe sempre motivada e determinada a alcançar os objetivos.

  • Dar oportunidade de crescimento

Compartilhar conhecimento é algo que um bom líder faz. E assim, seus funcionários podem evoluir, tendo mais foco e a partir daí, o líder consegue desenvolver a confiança tão desejada para dar oportunidade de crescimento a eles e, dessa forma, conquistar uma equipe de excelência.

  • Utilize a prática do feedback (para receber, também)

Com a prática do feedback é possível fazer um acompanhamento de execução de tarefas e monitorar resultados, não basta apenas delegar tarefas. Estar aberto a receber feedback também é uma característica de um bom líder, pois você também está sujeito a errar e aprender com os seus erros.

  • Trabalhe com aperfeiçoamento profissional

O setor logístico é muito dinâmico e exige que as pessoas se atualizem e se adaptem sempre. Pensando dessa forma, é preciso ter uma visão mundial da situação e investir em aprendizado, com cursos de curta duração ou até mesmo cursos de pós-graduação e mestrado. Além de que, o conhecimento adquirido pode ser repassado aos seus colaboradores, agregando conhecimento para todo o setor.

  • Planejamento do bom líder

Por último, um bom líder planeja um passo de cada vez as atividades a serem executadas.  Sempre com rapidez, segurança e baixo custo. Mais do que planejar, é executar as tarefas com eficiência.

Equipe LMX

Saiba mais sobre logística em:

Nós Respondemos: O que é Análise de Performance da Operação Logística?