O gerenciamento logístico é, atualmente, uma das formas mais eficientes de proporcionar mais qualidade no serviço prestado aos clientes. Entregar seu produto com rapidez e segurança, pode aumentar o seu nível de competitividade no mercado, além de facilitar a fidelização dos seus consumidores
Essa preocupação por parte de empresas que possuem operações logísticas também pode ser usada como estratégia. Isto é, serve tanto para manter como para aumentar o seu nível de competitividade no mercado.
Em tempos onde o consumidor está cada vez mais exigente, o processo de transporte das mercadorias deve ocorrer da forma mais rápida e eficiente. Portanto, para isso, a empresa também deve avaliar várias circunstâncias. É importante entender, por exemplo, qual forma de transporte da carga pode possibilitar um aproveitamento mais eficiente e trazer maior redução dos custos de frete. Para alguns, a carga simples funciona bem, para outros, a carga consolidada pode ser mais interessante.
Quer saber qual tipo de transporte de carga se encaixa melhor para a sua empresa? Então continue a leitura!
O que é carga simples
Todos os volumes que podem ser transportados por um veículo são chamados de carga. Para facilitar o gerenciamento logístico, diminuindo custos e aumentando a segurança no manuseio, as cargas costumam ser unitizadas.
A unitização acontece quando as cargas são reunidas em um único volume, nas unidades de cargas e esse processo pode ser feito em algumas modalidades.
Na pré-linhagem, são utilizadas redes de nylon ou corda para acomodar a carga. Nesse tipo de unitização, fica mais fácil o deslocamento do volume por meio de guindastes.
Outra forma de unitizar a carga é utilizando paletes, que são estrados onde as cargas são colocadas e podem ser de madeira, metal ou plástico. Esse método facilita o manuseio feito por empilhadeiras.
No transporte internacional é utilizada a conteneirização. Desse modo, os volumes são acomodados dentro de um contêiner e pode ser usado tanto por via marítima, terrestre e aérea.
Conceito de carga consolidada
A carga consolidada é utilizada quando há vários produtos, de clientes diferentes, porém com semelhanças em suas dimensões ou que possuem a mesma rota e prazos de entrega.
Esse processo é utilizado no gerenciamento logístico como forma de dinamizar suas etapas, já que não é necessário o uso de máquinas diferentes ou vários funcionários para o manuseio de cada volume.
Quando isso ocorre, devem ser emitidos alguns documentos por parte da empresa consolidadora. Eles contêm informações como a natureza dos volumes que estão sendo transportados e sua localização.
O conhecimento de transporte conhecido como “Master” ou MAWB oferece informações sobre a consolidação, ou seja, identifica o agente consolidador e o agente desconsolidador. Ambos devem ser credenciados no país.
Já o conhecimento “House” ou HAWB reúne informações individuais de cada volume e seus usuários. Esses documentos são usados durante o processo de separação da carga e devem ser encaminhados ao despacho aduaneiro.
Carga consolidada marítima e aérea
No transporte de carga feito na modalidade marítima, o peso da carga não interfere no valor cobrado pelo frete, portanto, esse tipo de consolidação é abstrata.
O que acontece é a unitização de cargas menores, onde são reunidos diversos volumes e acomodados dentro de um contêiner, de forma a facilitar o manuseio e aumentar a segurança durante o transporte.
Já no transporte aéreo, a consolidação acontece efetivamente, pois, o peso da carga vai interferir no valor final do frete, que é dividido entre os embarcadores. Assim, o custo do transporte diminui para todos.
Nesse caso, quanto maior for o peso do volume a ser transportado, mais baixo será o valor do frete aéreo. Ele é dividido em faixas que vão até 45kg, de 45k até 100kg, de 100kg até 300kg, de 300kg até 500k e a partir de 500kg.
Vantagens de cada tipo de transporte
Quando a empresa consolidadora reúne todas as mercadorias que vão para o mesmo destino é possível fazer uma negociação com a transportadora e o preço do frete acaba diminuindo.
Ao consolidar a carga, não há a necessidade da transportadora tratar os pacotes de forma individual, o que é vantajoso porque, quanto maior o peso, menor o valor do frete.
O gerenciamento logístico também é facilitado, pois, a mão de obra com logística diminui, os processos de carga e descarga também são simplificados e toda a dinâmica se torna mais rápida.
Isso também interfere positivamente nos custos com funcionários, caminhões e a manutenção dos veículos, pagamento de pedágios e gastos com combustível.
Mas, ainda assim, é necessário avaliar a necessidade do transporte em carga consolidada, se vale realmente a pena optar pelo serviço e isso vai de acordo com as características da mercadoria.
No caso de um produto mais sensível e que exige maiores cuidados durante o transporte, para não correr o risco de ser danificado, é melhor fazer através da carga simples.
Se você já viu qual o tipo de transporte que se adequa mais à necessidade da sua empresa e ainda tem alguma dúvida, nós podemos lhe ajudar. Entre em contato conosco!