As empresas logísticas estão desenvolvendo cada vez mais a disponibilidade de ferramentas tecnológicas. Porém, a tecnologia da informação busca acompanhar os avanços e prover recursos que atendam às necessidades das empresas. A seguir vamos falar de como o cloud computing contribui para a logística. Confira:
Ao longo dos últimos anos, o cloud computing (computação na nuvem, em português), tem sido recorrido a sua utilização nas empresas. As mesmas reconhecem os benefícios ao recorrerem essa tecnologia nos negócios.
Nesses casos, a computação deixa de ser um produto e passa a ser um serviço entregue. Assim, as pessoas podem organizar e acessar as informações de qualquer dispositivo, em qualquer momento ou lugar. Desse modo, não há mais a necessidade de acessar o dispositivo em que a aplicação está instalada.
A utilização do cloud computing para logística deixa ter a necessidade de instalar arquivos e softwares e passam essa tarefa “na nuvem”. Dessa forma, permite os colaboradores o acesso às informações mesmo que não estejam localizados dentro da empresa. Há também a possibilidade de disponibilizar avisos e treinamento aos motoristas, sem que os mesmos precisem parar a rotinas para estar na sede da empresa.
Adotando a logística na nuvem, as empresas passam a obter a redução de custos em diversos aspectos:
- Eliminação de investimentos em servidores
As empresas não precisam mais empregar altos investimentos na criação e manutenção de data centers*. Esses investimentos passam a ser responsabilidade somente da empresa que oferecem o serviço na nuvem.
- Redução de custos com equipe de TI
Não precisando recorrer à utilização dos servidores, a equipe de TI necessária para tratar da infraestrutura também passa a ser menor.
- Redução de custos com sistema de informação
A utilização de sistema na nuvem traz as aplicações preços acessíveis e funcionam de acordo com a necessidade de cada negócio. O sistema de informações era inimaginável de ser acompanhada.
- Modernizações de processos
Atualmente, há diversas plataformas online que oferecem serviços que vão do recebimento dos produtos, até gerenciamento da contratação de fretes. Assim, diversas atividades que antes eram feitas manualmente passam a ser feitas através de aplicações online. Com isso, há vários benefícios, já que as empresas podem contar com maior segurança na realização das tarefas, por exemplo.
*Data centers: servidores que armazém informações, backups, sistemas, entre outras coisas.
Equipe LMX