Como a logística reversa pode ajudar o meio ambiente

A logística reversa é uma responsabilidade das empresas, no qual são encarregados na coleta de seus produtos usados, danificados ou ultrapassados, embalagens e/ou outros resíduos finais gerados pelos seus produtos. Também é incluída a distribuição reversa. Eles fazem com que os fluxos físicos, informacionais e financeiros sigam na direção oposta das atividades logística usais.

São as atividades e habilidades gerenciais logísticas que se relacionam com a administração, redução e disposição de resíduos/detritos, perigosos ou não, derivados de produtos e/ou embalagens. Sabendo disso, há um decreto que as empresas seguem compreendendo as suas responsabilidades. Assim os produtos não fazem mal ao meio ambiente. Com essa política, as mesmas organizarão e manterão um sistema de informação sobre resíduos. Também ficarão incumbidos e fornecer ao órgão federal responsável.

O Decreto Nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010, com 86 artigos, contêm todas as obrigações que devem ser seguidas pelas empresas. Sabendo que, há a obrigação de conter todas as informações necessárias sobre os resíduos sob sua esfera de competência. Na forma e na periodicidade estabelecidas no decreto.

Mas não são apenas as empresas que possuem essas responsabilidades dos produtos que são distribuídos e/ou comercializados. Os consumidores também são responsáveis pelo destino final de suas mercadorias. Segundo o artigo 6º da lei, o usuário, sempre que estabelecido sistema de coleta seletiva pelo plano municipal de gestão integrada, tem que descartar adequadamente. De forma diferenciada os resíduos sólidos reutilizáveis e recicláveis para coleta ou devolução.

Com a implantação da logística reversa acaba ajudando na conscientização do meio ambiente que assim, prevenindo diversos acidentes naturais. Tais como: a emissão de gases nocivos pela putrefação, descarte em galerias pluviais provocando  alagamentos e inundações, depósito em áreas de preservação ambiental que contaminam o solo e poluem as águas superficiais e subterrâneas, transmissão de doenças, entre outros.

Equipe LMX

Veja também: 

Tecnologias e logísticas andam lado a lado