Lean Warehouse – como alavancar a produtividade no picking e expedição

Na atualidade, ao pensar na execução dos serviços logísticos de forma integrada, não se pode deixar de considerar a importância da tecnologia da informação. Geralmente, é necessário às operações de um Operador Logístico (3PL) os equipamentos (Hardware) e aplicativos (Software), como transmissão de dados via satélite, pedidos baseados na Web, transmissão eletrônica de dados, código de barras, sistemas de roteirização, sistemas de gestão de inventário e reposição de estoque, dentre outros.

A tecnologia da informação faz parte do universo dos prestadores de serviços logísticos (3PL). Estes prestadores de serviços logísticos executam tantos dados quanto a diversificação de métodos usados para medi-lo. Se uma operação está sendo medida a “maneira errada”, os resultados podem ser mal interpretados e mal aplicados. Por mais óbvio que isso possa ser, a maneira correta de medir nem sempre é tão óbvia.

Por exemplo, muitos Operadores Logísticos (3PL) têm problemas com baixas taxas de picking. Muitas vezes, a taxa de picking está sendo medida base em um período de trabalho de 420 minutos (8 horas menos almoço e períodos de pausa). Mas, se devido ao sistema ter gerado tempos de ociosidade acumulada os pickers estão realmente escolhendo entre 240 e 360 minutos por período que, em seguida, traduziria em baixa taxa em uma planilha e seria, portanto, uma falta levando em consideração a medição da taxa de picking. No entanto, é uma medida da produtividade do sistema. Comparando a capacidade de taxa de picking real com a produtividade do sistema, a partir dai as oportunidades de melhoria podem ser expostas.

Os exemplos a seguir mostram como os dados básicos podem ser facilmente mal interpretados:

Fluxo de trabalho inconsistente

Muitas operações de picking e expedição são incapazes de fornecer aos operadores um fluxo constante de trabalho, o que pode ser um problema sério para os sistemas de picking em lote. A falta de trabalho constante poderia ser o resultado de problemas de “TI, uma falta de pedidos em processo, ou mesmo um sistema de roteamento deficiente para distribuir ordens”. Os Pickers não podem consistentemente escolher a taxas elevadas se eles não têm pedidos suficientes. Esta falta de ordens cria picking perdido, que pode ser incorretamente interpretado como uma taxa de pick baixo.

Uma maneira de rastrear o fluxo de trabalho é medir o número de pedidos presentes em cada zona de picking ao longo do dia em incrementos de tempo curtos (intervalos de 5 minutos). Embora pareça tedioso, esta é uma medida excepcionalmente importante, pois verifica diretamente a eficácia da operação de roteamento de ordens. Se os lotes cheios não estiverem disponíveis em uma base constante, as taxas de picking não alcançarão seu máximo. Neste caso, as alterações devem ser feitas para mover mais ordens para as zonas.

Organização das Operações

Tipicamente, os sistemas de picking e expedição operam em rajadas esporádicas de trabalho com o tempo restante entre elas. Isto é mais comum em operações de picking de ondas e é referido como o efeito de curva de sino. Às vezes, isso pode ser corrigido por ondas sobrepostas. No entanto, você não pode preencher esse tempo apropriadamente se você não sabe quando e por quanto tempo é. Portanto, o primeiro passo é medir isso por um período de vários dias para que você possa ver aqueles ocupados versus demanda.

Se a sobreposição de ondas não é uma opção – tente preencher as lacunas com outras tarefas, o que pode significar combinar diferentes tarefas no mesmo período de tempo (picking e reabastecimento, por exemplo).

Não contabilização para períodos de pico

Não é incomum para uma grande porcentagem do trabalho do dia, obter pedidos dos clientes no final do dia devido a ofertas de vendas e regras dos canais de vendas. Isso cria uma onda de trabalho que leva o dia e horários a altas taxas de pico.

Para evitar este isto ocorra, deve-se medir a taxa para esse período de tempo de pico e o número de pessoas que trabalham simultaneamente. Isto irá então fornecer uma medição da taxa de pico por pessoa. Você pode então usar essa taxa para tarefas de trabalho durante o pico e períodos de folga.

Uma maneira eficaz de determinar a capacidade de sua operação de picking e envio é fazendo uma auditoria de desempenho. Uma auditoria de desempenho pode ajudá-lo a eliminar desvios de produtividade, avaliando áreas como picking, deslocamento e taxas de classificação. Uma auditoria abrangente analisará os sistemas de um ponto de vista operacional e funcional, incluindo um relatório final detalhando os ajustes recomendados. Assim, você será capaz de identificar e corrigir ineficiências, realizando economias de custos de taxas de trabalho melhorando a produtividade e obtendo ganhos de custos compartilhados junto ao seu cliente.

Equipe LMX

Veja também: 

Orientações para a melhoria da sua logística