Fazer vendas pela internet é, em muitos aspectos, um processo bastante diferente do que é feito em uma loja física. Uma dessas diferenças está na logística para e-commerce.
As vendas pela internet crescem cada vez mais, principalmente pelo acesso fácil que muitas pessoas têm hoje às novas tecnologias. E o comportamento desse público também muda de forma muito rápida.
É preciso estar atento à percepção que o público consumidor tem do negócio e falhas nos processos de logística podem contribuir negativamente para a imagem da empresa.
É por isso que, neste artigo, vamos dar algumas dicas essenciais para que a sua empresa mantenha o padrão de qualidade da sua logística, deixando os clientes cada vez mais satisfeitos.
A importância da gestão logística para e-commerce
Uma boa gestão de processos logísticos é um dos fatores essenciais para que todas as etapas da operação ocorram sem maiores problemas. É preciso planejar e utilizar ferramentas que auxiliem em sua execução.
Isso vai garantir que o tempo entre a compra e a chegada do produto nas mãos do cliente seja reduzido, além de prevenir a perda de mercadorias, possibilitando uma redução de custos.
Quando a logística para e-commerce não é eficiente, o cliente não recebe seu produto no prazo, a mercadoria pode ser extraviada ou chegar com algum tipo de avaria.
Por isso, é preciso fazer investimentos em ferramentas que facilitem a gestão, na capacitação da equipe e promover sempre a integração de todos os setores da empresa.
Lembre-se que a imagem da empresa é o resultado dos esforços conjuntos de todos os seus departamentos. Eles devem funcionar em conexão, ao mesmo tempo em que desenvolvem suas atividades específicas.
Faça uso de novas tecnologias na operação de logística para e-commerce
Algumas ferramentas tecnológicas como os ERPs (Enterprise Resource Planning) e CRM (Customer Relationship Management) são bastante eficientes na operação logística para e-commerce.
O ERP é um sistema que integra as informações de todas as etapas que envolvem a operação logística. Ele fornece relatórios importantes que, ao serem analisados, podem ser usados para estabelecer novas estratégias.
Através desse sistema, o gestor de logística consegue identificar falhas bem como tomar providências que garantam a qualidade do serviço, com mais agilidade e possibilidade de acerto.
Ele também permite que o estoque seja acompanhado com mais eficiência, inclusive na reposição de mercadoria, pois seus relatórios indicam números mais assertivos dos itens que têm maior ou menor saída.
Já o CRM auxilia na gestão do relacionamento com o cliente, que também não pode ser deixado de lado, até porque, ele sofre interferências diretas dos erros cometidos pela logística.
Atenção na escolha da transportadora
De nada adianta toda a gestão da logística para e-commerce se ela também não envolve a escolha da transportadora. Afinal, é esse serviço que vai levar o produto até o seu comprador.
Vários problemas podem acontecer, caso não haja qualidade no transporte. O produto pode chegar com avaria, pode ser extraviado ou ser entregue com atraso. Além disso, também há a possibilidade de roubo.
Por esses e outros motivos que alguns cuidados devem ser levados em consideração na hora de escolher a transportadora que fará a entrega das mercadorias.
Nada de contratar uma única transportadora. Ou seja, é preciso avaliar o destino do produto, os preços cobrados por cada empresa de transporte e suas políticas de serviço.
Então, só depois disso, é que a transportadora deve ser escolhida, dentro das necessidades da empresa. Isso também interfere nos custos e até aumenta os gastos, se não for dada a devida atenção para essa etapa.
Com relação às mercadorias, o indicado é que as transportadoras contratadas ofereçam seguros com uma boa cobertura, para roubos ou outros tipos de problemas.
Quando se trata de logística para e-commerce o foco é sempre o cliente
Todas as etapas da logística para e-commerce são executadas para que, no final do processo, o cliente tenha a melhor experiência com a sua loja virtual e, consequentemente, seja fidelizado.
E é pensando nisso que o seu negócio deve estar atento a outros pontos que também são relevantes para o sucesso da operação. Desse modo, a satisfação do seu cliente estará garantida.
O primeiro deles é estabelecer seus centros de distribuição em localizações mais estratégicas, com acesso mais fácil, que acabam ajudando na diminuição do tempo de entrega e até mesmo no valor dos fretes.
A preocupação da empresa não deve ser focada apenas na entrega do produto ao cliente. A logística reversa também é importante, caso haja algum problema e seja necessária a devolução da mercadoria.
Os KPIs (Key Performance Indicator ou Indicadores de Desempenho, em Português) ajudam a identificar o nível de qualidade da atividade que está sendo executada. Não abra mão de utilizá-los.
Uma opção mais econômica e tecnicamente viável para reduzir custos e otimizar sua logística pode ser a contratação de um operador logístico que já possua toda a tecnologia, espaço e mão de obra necessária. A LMX Logística é especializada em operações customizadas e de alta complexidade e pode ajudá-lo. Entre em contato conosco!