Como a tecnologia da informação pode ajudar o setor logístico?

Apesar do domínio profissional ser diferente, ambas as áreas estão relacionadas. Confira alguns sistemas que podem ser utilizados no setor logístico através da tecnologia da informação.

O setor da logística é fundamental ter rapidez, qualidade e assertividade. O fluxo de informações precisa ser contínuo e confiável, para manter todos os processos ágeis, é importante ter troca de informações.

O procedimento de o cliente chegar à empresa até quando o produto é entregue, muitas informações são geradas. Como os setores se complementam para se programarem, a troca e dados entre eles são indispensáveis.

A partir do momento que as logísticas se desenvolvem, a área de sistema necessita desenvolver soluções que ajudam diretamente e corretamente para que os objetivos sejam alcançados. Aliás, o investimento em soluções de TI faz com que os processos se tornem confiáveis, seguros e assertivos. Assim, reduzirá o risco de erros e de extravios de informações importantes.

Entreprise Resource Planning

Conhecido como ERP ou Planejamento de Recursos Empresariais, em português, é um sistema voltado para a gestão empresarial. Com a principal função é integrar as áreas das empresas, é possível eliminar a necessidade de um sistema para cada área e realizar a integração entre elas.

O ambiente logístico é possível perceber este processo na rotina de vendas. Quando o vendedor sinaliza no sistema, que determinado produto foi vendido, automaticamente o setor de estoque fica ciente da baixa desse item e já pode separar o produto para que ela seja enviada e transportada.

Warehouse Management System

Ou simplesmente Sistema de Gerenciamento de Armazém, o WMS é voltado para o estoque. Com ele, é possível gerir as entradas e saídas de matérias, de forma aperfeiçoar os processos e espaços do armazém.  Assim, é possível gerenciar inventários, criar etiquetas para os produtos, controlar o giro dos itens e saber qual o momento ideal para repor os estoques.

Customer Relationship Management

Já o sistema de Gestão do Relacionamento com o Cliente, tem a estratégia de transformar o cliente no foco dos processos de negócios de uma empresa. Desse modo, é possível identificar e se antecipar às necessidades dos clientes.

No entanto, o sistema voltado para a área comercial, ele também engloba os serviços de atendimento da empresa, como as entregas. Através da CRM, a empresa pode obter feedbacks de seus clientes a respeito dos prazos praticados.

A empresa logística lida diariamente com fluxo grande de informações, a respeito de produtos, compras, clientes, entregas, etc. Portanto, para que seja trabalhado, repassados e utilizados para que as decisões sejam tomadas, são indispensáveis os recursos tecnológicos. O TI e a logística podem se tornar grandes aliados para a melhoria dos processos e resultados empresariais.

Equipe LMX

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