Conceito de operador logístico

Operador logístico, diferente do que pensamos, não é alguém que trabalha na logística ou uma profissão. Operador logístico é na verdade, um fornecedor de serviços logísticos integrados (transporte, armazenagem, estocagem, informação).

Ele busca atender com total eficácia as necessidades logísticas de seus clientes de forma individualizada, no caso empresas desta área. Devemos ter bastante cautela ao dizer que uma empresa de PSL é um Operador Logístico. Por exemplo, ao citarmos uma transportadora, imediatamente fazemos uma ligação à logística. Dizemos que é uma prestadora de serviços logísticos, porém não pode ser considerado um operador logístico.

Operadores logísticos (3PL) envolvem o uso de companhias externas para realizar funções logísticas que anteriormente eram realizadas dentro da empresa. É especializada em gerenciar e executar todas as partes das atividades logísticas, em todas as fases da cadeia de abastecimento de seus clientes, agregando valor aos produtos dos mesmos e que tenha competência para prestar simultaneamente serviços nas três atividades consideradas básicas: Controle estoque, Armazenagem e Gestão de Transporte. O operador também é responsável por parte do fluxo logístico, devendo propiciar a continuidade deste mesmo que as atividades forem realizadas pela própria empresa, cliente ou terceiro.

Equipe LMX

Saiba mais sobre logística em:

A importância da Terceirização da Logística