Condomínio logístico: saiba o que é e sua importância

Condomínio logístico surgiu em território brasileiro na década de 90. Com a função de contornar ou amenizar os gargalos logísticos, são fatores importantes para o aumento de custos com as operações de transporte e de armazenagem. Em torno de 15 anos depois dos primeiros projetos, a procura por esses empreendimentos avançou bastante. As empresas perceberam as vantagens de ter suas operações logísticas mais próximas das zonas de distribuição e de consumo. Porém, longe de grandes centros urbanos com congestionamentos, perto de áreas industriais. Assim, o acesso às principais rodovias é mais facilitado.

Muito se evoluiu e apesar das quedas das atividades econômicas brasileiras, o se logístico mostrou preparado. Ao absorver impactados em algumas regiões sem deixar de ser visto por demais empresas como solução logística.

O que são condomínios logísticos?

São construções imobiliárias e ofertas de lotes de áreas destinadas à armazenagem e operações logísticas da empresa. Instalam-se em galpões adequadas às suas operações e que encontra na locação uma infraestrutura com despesas comuns rateadas.

Normalmente, os condomínios logísticos são construídos com propósitos especulativos. Ou seja, um investidor empreende uma determinada área com características flexíveis para atender atividades e a lançar no mercado. Entretanto, há os investidores que constroem visando à exploração de um único segmento ou única empresa que constroem para expandir suas atividades.

Já os tipos de condomínios logísticos se fazem conhecer o monousuário, com galpões para atender um único cliente. E há o flex com galpões modulares. As utilizações dos condomínios logísticos se fazem conhecer quatro classificações:

Armazéns: são ideais para operadores logísticos e atacadistas. Assim, devido ao seu projeto modular há a possibilidade da instalação de estruturas porta-paletes;

Cross-docking: ideal para transportadoras por não trabalharem com estoques;

Mistos: especialmente para centros de distribuição

Industriais: ideias para indústrias de diversos segmentos. Assim, permitem customização de suas instalações.

Vantagens e desvantagens

Além da localização favorável e do roteio das despesas com áreas comuns e com a segurança e controle de acesso, as vantagens são outras.  Passando pela utilização das áreas de apoio que incluem salas de reunião e treinamento, restaurante e ambulatório, que representa uma sensível redução de custos. As visibilidades comerciais e flexibilização das operações e suas expansões, também são vantagens para quem tem condomínio logístico.

Já as desvantagens são relacionadas ao rateio dos custos fixos do condomínio. Podem representar um grande peso no caixa da empresa no caso de diminuição do número de condomínios, mesmo sendo temporárias devidas mudanças na economia.

Equipe LMX

Veja também:

Desembaraço aduaneiro: saiba o que é e sua importância