Descubra a importância do planejamento tributário na logística

A empresa que se envolve no setor logístico precisa investir em sistemas de informação, gestão de estoque rigorosa, planejamentos, entregas e outros muitos detalhes para que os resultados sejam os melhores possíveis. 

Contudo, o que muitas empresas ignoram, ou até mesmo desconhecem, é o planejamento tributário envolvido em todas essas questões.

Todas as etapas do seu negócio sofrem com os impostos. Por isso, os gestores estão sempre buscando a redução de gastos. Você sabia que a lei permite o planejamento da tributação da empresa? Não? 

Continue lendo para entender sobre o planejamento tributário e sua importância para a logística. 

 

O que é o planejamento tributário?

Planejamento tributário é uma forma legal que as empresas recorrem para reduzir a carga tributária de suas operações. Este planejamento ajuda a sua empresa a ter uma economia financeira maior. 

Ou seja, com o planejamento tributário, as empresas podem recorrer a meios legais para a redução do pagamento de tributos.

Quando a empresa não se atenta ao planejamento tributário, ela pode acabar sendo mais tributada, sem saber que poderia ter economizado. Assim, os custos operacionais ficam consideravelmente mais altos. 

 

Qual sua importância para o setor de logística?

A área da logística, por si, já representa uma das maiores contas de uma empresa, principalmente no que diz respeito ao frete, e um dos pontos que influenciam diretamente nisso é a incidência do ICMS — além do PIS, Cofins e outras taxas obrigatórias.

Assim, quando a empresa realiza o armazenamento das mercadorias, ainda há a incidência de ISS. E isso sem contar os encargos referentes à mão de obra. Inclusive, sabemos que, no Brasil, a carga tributária é elevada e que essas obrigações devem ser cumpridas.

Mas com o planejamento tributário, é possível fazer com que esses custos sejam reduzidos para a empresa. Fazendo com que a companhia consiga aumentar a margem da operação.

O objetivo do planejamento tributário é diminuir as despesas da empresa. Isso quer dizer reduzir o número de tributos pagos e os valores que incidem sobre o negócio – o que é chamado de elisão fiscal. Afinal, você sabe bem que, para ter um produto ou serviço competitivo, chegar a um preço de venda mais baixo é fundamental, e um dos fatores que atrapalham isso são os altos impostos.

 

Como planejar?

O mais indicado, de primeira atitude, é procurar um profissional adequado. Quanto maior a empresa, mais complexa sua atividade, mais trabalho o contador terá. Por isso, se esse for o caso, pode se fazer necessária uma equipe interna. Para empresas menores, terceirizar o serviço para um escritório contábil é o suficiente. 

Mesmo que o trabalho seja terceirizado, é importantíssimo que você e o contador tenham um canal direto de contato e alinhem bem os objetivos. Novamente vale o conselho: escolha alguém em quem você confie, mas também que tenha conhecimento, ética e responsabilidade.

Escolhido o contador, converse com ele e conte tudo o que está acontecendo na sua empresa para que ele aponte o melhor caminho para sua empresa.

 

O que você achou deste post? Já conhecia a importância do planejamento tributário para o setor de logística? Nossa equipe e parceiros estão preparados para auxiliá-lo em caso de dúvidas. Entre em contato conosco!

 

 

Por Julia Onorato