O controle do estoque é o coração das empresas de varejo, mas é preciso ter cuidado para que não atrapalhe no funcionamento da gestão.
O objetivo de toda a empresa é satisfazer seus clientes da melhor forma possível, desde atendimento até o último momento da compra. Sabendo-se disso, ter um estoque bem organizado é um diferencial de cada empresa. Atualmente, há uma complexidade no momento e realizar uma previsão de vendas, por conta disso, é um problema enfrentado por diversas empresas e indústrias. Porém, isso pode ser contido quando alguns erros são evitados.
Como já foi dito anteriormente, este controle é fundamental para as empresas de varejo. Se há muitos produtos, a empresa pode se perder no meio de tanta mercadoria. Porém, se houver poucos, pode não suprir todas as compras realizadas. Por conta disso, é importante conhecer o perfil de cada cliente, para facilitar a estocagem dos produtos que serão adquiridos por seus compradores.
Confira abaixo os principais erros de controle de estoque que as empresas devem evitar cometer:
- Excesso ou escassez de produtos. Como dito antes, deve ter um controle de mercadorias para que não tenha perda ou falta do mesmo.
- Não realizar o controle de produtos expostos nas prateiras diariamente, caso seja empresa com os itens a mostra na prateleira.
- Não saber qual é o período médio. Com ele, é possível saber em quantos dias, em média, um produto permanece em estoque.
- Não conhecer o estoque mínimo. Com esse problema, a empresa pode sofrer perda de vendas por falta de mercadoria.
- Não saber o ponto de compra. A compra precisa ser realizada em algum momento, portanto, estabelecer o período da compra que precisa ser feita para não haver falta nem excesso no estoque.
- Não realizar benchmark. Devido a esse processo, é possível entender e saber como as empresas do mesmo setor cuidam de seus estoques.
- Não saber estimular o consumidor a comprar mercadorias que estão paradas no estoque.
- Não realizar controles precisos dos produtos. Fazendo isso, é possível controlar as entradas e saídas dos mesmos, como também, a quantidade, unidade de venda, data, fornecedor, cliente e o valor.
- Não calcular o valor do estoque. Computar o valor dos produtos em estoque é importante para ter a atitude de política de compra e venda e até de novos investimentos.
- Não utilizar softwares especialistas em gestão de estoque.
- Não ter estratégias de estoque diferentes conforme o ponto de venda de cada produto.
- Não realizar o correto planejamento de capital de giro e espaço de armazenagem em itens sazonais.
- Não efetuar parcerias com fornecedores conhecidos. Em algum momento ter um relacionamento já pode ser o suficiente para reduzir diversos custos logísticos.
Equipe LMX
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