Dicas para usar Cross Docking na logística do seu e-commerce

Na tradução literal, Cross Docking significa “Cruzando as docas”.  Este termo surgiu para explicar o sistema de mercadorias descarregadas pelos navios nos galpões por meio de uma esteira automatizada para caminhões já organizados por região.

Atualmente, é um tipo de sistema de distribuição. Quando o consumidor compra um determinado produto no site, é enviado o pedido a um centro de distribuição. Assim, com a organização de redistribuição, envia o produto ao cliente.

Com essa estratégia, a empresa fica mais ágil para entrega do produto ao seu cliente. Porém, é preciso sincronizar ações com cuidado e assegurar que o produto chegará inteiro e no prazo. Desse modo, o centro de distribuição é uma etapa crucial do êxito da empresa.

Para programar o Cross Docking na empresa, é preciso passar por alguns pontos fundamentais. Confira:

  • Investir em um bom ERP (Enteprise Resourse Planning):

O Cross Docking é fundamental que tenha eficiência na sincronização do fluxo de mercadoria e informações internas e com fornecedores. Por isso, é preciso um bom ERP, um sistema de gestão empresarial para sincronizar e organizar o fluxo de informações da empresa.

  • Equipe treinada e preparada:

Esse quesito é muito importante. Com a equipe pronta as atividades, comunicação organizada e eficiente entre os fornecedores, pedidos e distribuidores, serão mais eficazes. Sem isso, poderá prejudicar a qualidade do serviço.

  • Negocie com fornecedores

Ter bons fornecedores e que seja confiável é para formalizar acordos. Eles serão responsáveis por verificar o estoque de acordo com as unidades de cada item e o tempo de reposição. Desse modo, irá ter a garantia que o produto esteja disponível para compra.

  • Tenha contato com os clientes

Ter um bom serviço de SAC pode satisfazer o cliente, afinal imprevisto sempre pode acontecer. O cliente ficará seguro de que pode contar com a empresa, em casos de dúvidas e informações sobre a entrega.

  •  Centro de distribuição

O centro de distribuição é o local que os produtos irão chegar do fornecedor e serão encaminhados ao comprador. É estratégico acompanhar de perto esse serviço, para manter a eficiência do centro de distribuição. Caso não tenha estrutura ou demanda para terceirizar o serviço, pode ser usado o próprio escritório. Afinal, se o sistema funcionar, os produtos não ficarão parados e não ocupará espaço.

  • Teste antes

Fazer um projeto piloto poderá evitar o desperdiço de investimento. Fazer um teste com um volume de entregas menor é recomendável. Assim, será possível estabelecer as melhores práticas. 

  • Procure sempre evoluir

Procurar implementar novas melhorias é positivo à empresa. Cross Docking pode ajudar, mas continuar aprimorando os processos pode deixar os clientes cada vez mais satisfeitos.

Equipe LMX

Veja também:

Problemas mais comuns no mundo logístico