Como o comércio eletrônico vem aumentando nos últimos anos, a logística tem um papel fundamental para que o e-commerce tenha êxito.
A logística para e-commerce passa por um processo que tem alta relevância no desempenho das vendas online. O controle de estoque, cálculo de frete, planejamento de vendas e o empacotamento da mercadoria são essenciais para a boa experiência com o cliente. Com isso também, resultada no crescimento da marca.
Além desses fatores, os empreendedores enfrentam dificuldades na operação logística de sua loja virtual. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) mostrou que 61% das lojas virtuais têm problema com atraso de entregas. Isso causa impacto direto a experiência de compra e a fidelização do cliente. Os atendimentos nos SACs das lojas virtuais, em sua maioria, são por conta dos problemas com entregas das mercadorias. Para reverter esta situação, é preciso conhecer os principais pontos que envolvem a logística no comércio eletrônico.
Planejamento de vendas e operações
Para evitar a compra de um produto que não está disponível, é preciso de uma minuciosa gestão de estoque e o adequado planejamento de compra. Com o Sales and Operation Plan (S&OP), terá vendas e planejamento das operações.
Controle de Estoque
Nesse quesito, o objetivo é evitar o acúmulo ou a falta de produtos. Pode ajudar também a controlar as finanças e o espaço físico da empresa. É necessário definir o tipo de estoque do e-commerce, como:
- Política clara do estoque: ter definido quais níveis de estoques serão mantidos, quais serão os critérios e lead-times de reposição. É importante também, definir critérios que serão adotados para a liquidação de estoques obsoletos e promocionais.
- Implementar uma ferramenta desenvolvida de controle: Ter sistema que suporte uma quantidade de itens no estoque, pode agilizar e organizar o mesmo.
- Inventários permanentes: fazer esse processo frequentemente pode auxiliar na conciliação dos itens, mesmo que parcialmente. Afinal, vender e não ter o produto é um risco fatal.
- Minimize o nível de estoques: ter um alinhamento forte com o fornecedor e puxar o estoque somente quando necessário.
- Liquidar e queimar estoque: ter um produto que não está vendendo, é preciso ser criativo para que seja vendido. O estoque deve ser o resultado de um plano comercial realístico e alinhado deforma estratégica. Não há controle de estoque que compense um plano inadequado de suprimentos e vendas.
Aplique a Curva de ABC
A curva ABC é uma adaptação do Teorema de Pareto. Segundo o economista italiano, 80% das consequências são influenciadas por 20% das causas.
Adaptando este modelo proposto para o estoque, seria de 80$ dos produtos mais vendidos de uma loja representam 20% do total de produtos no grupo A. Na categoria B, os 15% mais vendidos representam 30% e nos 5% restantes, que representam a categoria C, concentram-se 50% dos seus produtos.
Dentre as ferramentas de controle de estoque, a curva ABC é uma das mais eficazes, pois aperfeiçoa tempo e espaço, gera economia e ajuda na tomada de decisão do que vale a pena manter e que produtos poderiam ser descontinuados consoantes o custo de produção.
Indicadores de desempenho
Os KPIs (key performance indicator) são utilizados para avaliar e medir o nível de desempenho de processos chaves para a empresa.
Equipe LMX Logística