Eficácia x Eficiência: qual o papel na logística?

Apesar de muitos acharem que não há diferença, ambos são distintos e tem papéis importantes na logística, influenciando o processo de transporte. A eficácia e a eficiência são uma das principais ferramentas para obter o sucesso no ramo logístico. Confira a seguir quais são seus conceitos e como agem durante o procedimento.

Todos os processos experimentados por um produto até chegar ao consumidor final, refere-se à logística.  Esse procedimento conta com fornecedores e se estende a distribuição, que pode fazer o caminho oposto, com a logística reversa. Para obter o sucesso logístico, há diversas decisões para serem tomadas e de processos a serem realizados de maneira correta.

Nesse momento a eficácia e eficiência apresentam suas funções. Porém, infelizmente, há a confusão de que ambas são iguais, apesar de não serem. Continue a leitura e entenda melhor a diferença entre os dois conceitos e como influenciam essa sequência de processos de transporte.

A eficácia está ligada ao nível intelectual da execução de determinado processo, ou seja, relaciona com a tomada de decisão. Assim, a eficácia significa ser capaz de avaliar as informações de determinada situação e os recursos disponíveis. Dessa maneira é possível tomar a resolução ideal para o certo objetivo estratégico. Contudo, muitas vezes, em situações adversas, o certo a ser feito difere fortemente do que seria decidido em outros momentos.

Já a eficiência é voltada para um conceito mais prático, ou seja, o processo operacional. Desse modo, significa que não se deve apenas fazer a coisa certa, mas realiza-la do melhor modo possível. Nesses casos, não há apenas a ajuda da empresa a atingir seus objetivos, como também fazer com que haja menos desperdício ou uso de recursos, por exemplo.

É importante levar em consideração os recursos disponíveis e a situação atual. A decisão pela eficiência também tem a intenção estratégica de gastar o mínimo para ter o máximo de qualidade.

A logística por ter suas características, é fortemente influenciada pela eficácia e pela eficiência. Uma cadeia logística eficaz é aquela que há as melhores decisões para o processo, enquanto uma cadeia eficiente é aquela que realiza os processos da melhor maneira possível. Logo, uma cadeia que engloba os dois conceitos é o objetivo de qualquer empresa que tem sucesso.

Eficácia e eficiência são conceitos diferentes, mas juntos, fornecem resultados para o êxito da cadeia logística. Portanto, a empresa se favorece por atingir os objetivos com menos gastos e o consumidor recebendo seu pedido com mais qualidade.

Equipe LMX