A logística tem uma relevância sem precedentes quando falamos de e-commerce. Ela está diretamente relacionada com a cadeia de processos que envolvem desde o controle de estoque até o envio do produto ou serviço comprado. Então, se você quer ter um negócio de destaque no mercado, que ofereça uma experiência de compra diferenciada para os seus clientes, você com certeza vai precisar investir em uma boa logística no seu comércio eletrônico.
A logística para comércio eletrônico
Muitos donos de e-commerce consideram a logística a etapa mais complexa de todo o processo. Principalmente porque ela, diferente de todas as outras etapas que são virtuais, é uma etapa física.
De nada adianta você ter um site super bem elaborado, com um design elegante e um layout agradável, se na hora que o cliente encomendar o produto ele não chegar ou tiver algum problema durante o envio.
Cada vez mais as pessoas se sentem confortáveis em consumir produtos e serviços que são ofertados online, seja pela comodidade de comprar no conforto do sofá, pela variedade de produtos ou pelos preços mais baixos.
Porém, como o e-commerce vem crescendo e amadurecendo rapidamente, o público também está em busca de entregas mais eficientes, rápidas e baratas.
Por isso, para que a logística do seu comércio eletrônico funcione, você precisa:
1. Fazer uma boa seleção de fornecedores;
2. Fazer o recebimento e a conferência dos materiais;
3. Ter um bom armazenamento;
4. Ter um bom controle do estoque;
5. Fazer a preparação dos pedidos (picking & packing);
6. Ter uma boa comunicação com Correios ou transportadoras;
7. Ter uma embalagem de qualidade;
8. Checar e ter sempre em dia a sua documentação e nota fiscal;
9. Fazer o rastreamento dos pedidos enviados;
10. Ter um bom serviço de pós-venda;
11. Qualificar a sua logística reversa (trocas e devoluções).
Como fazer a logística do seu comércio eletrônico funcionar?
Para explicar como fazer a logística para seu comércio eletrônico funcionar de maneira eficiente, separamos 3 dicas preciosas.
1ª O seu estoque precisa estar sempre organizado
Para evitar que o seu cliente busque por um produto que você não tem mais ou que algum produto fique sobrando em seu estoque, você vai precisar fazer uma gestão cuidadosa das mercadorias.
Defina qual será a estratégia de controle de estoque que você fará. Determine quais serão os seus critérios de reposição, como eles serão mantidos e o intervalo entre a realização do pedido e a entrega do produto no estoque (load time). Também vale ter uma estratégia para a queima de estoque acumulado, promoções são bem vindas nesse momento.
2ª Saiba a melhor forma de transportar o seu produto
Na hora de optar em fazer a entrega dos seus produtos por uma transportadora terceirizada ou pelos Correios, você deve levar em consideração o tamanho e o tipo do seu produto. Se você vende um produto pesado ou volumoso, terceirizar para uma transportadora pode ser mais vantajoso do que os Correios, que cobram altas taxas para esse tipo de item.
Outro fator que você deve avaliar, é o prazo para a entrega e se existe algum seguro em caso de extravio. Além disso, não se esqueça que cada produto tem uma embalagem adequada para protegê-lo, então quando for escolher, faça vários testes em condições extremas, para testar a resistência da embalagem e verificar se ela realmente protege o seu produto.
3ª Tenha um bom canal de comunicação com os seus clientes
Quanto mais informações você fornecer ao seu cliente, menos problemas você deve enfrentar. Sabemos que imprevistos acontecem e é por isso que você deve estar preparado para eles. Tenha uma equipe bem treinada para atender o seu cliente, fazer o rastreamento do produto, entrar em contato com os fornecedores e operadores logísticos, caso ocorra alguma emergência.
Tenha uma plataforma eficiente
Com os e-commerces investindo cada vez mais em plataformas tecnológicas, hoje em dia, as empresas conseguem voltar sua atenção completamente para a gestão do negócio, mesmo tendo o alto volume de dados e informações que envolvem as vendas online.
Para que você possa ter bons resultados e fidelizar os seus clientes, escolher uma boa plataforma de e-commerce é fundamental para que você possa visualizar os passos que você terá que dar durante as etapas.
Outro ponto importante, é assegurar que o sistema de gestão do seu e-commerce seja integrado com o sistema de operação logística, para que ele consiga fazer a integração do seu estoque físico com o virtual, facilitando assim o processo. Além disso, também vale a pena usar uma plataforma de gestão empresarial (EPI) para ter todas as informações bem organizadas e alinhadas.
Como o processo de logística para comércio eletrônico exige tempo e dinheiro, alguns proprietários optam pela terceirização desse setor.
Terceirize a logística do seu comércio eletrônico
Ter uma logística interna pode custar bastante caro, além de demandar tempo e atenção para atividades que não são o core da sua empresa. Contratar um operador logístico, além de aperfeiçoar e aumentar a qualidade de seus serviços, também diminui o tempo de entrega do produto ao consumidor final.
Um operador logístico especializado em e-commerce otimiza a distribuição das mercadorias, através do gerenciamento de toda a cadeia de suprimentos. Para isso, são dispõe, além de equipamentos e mão de obra qualificada, de softwares específicos para controlar as informações de transporte e armazenagem, como o TMS e o WMS.
Se você busca um parceiro que se torne uma extensão de seu departamento de logística, oferecendo a liberdade e flexibilidade que sua empresa precisa para atingir a qualidade máxima nos serviços prestados, traga suas operações para a LMX Logística. Temos uma equipe especializada que oferece os mais diversos serviços na área. Entre em contato conosco!