O que é estrutura porta paletes e quais suas vantagens?

Todo armazém precisa de formas eficazes de organização, para que os materiais sejam distribuídos com segurança e eficiência. Inegavelmente, uma alternativa extremamente eficaz, nessa demanda, é o porta paletes.

Esse sistema de organização consegue proporcionar benefícios que vão desde o acesso e separação mais rápida dos produtos, até a capacidade de melhorar significativamente o aproveitamento do ambiente de estocagem.

Dessa forma, os porta paletes se apresentam como uma solução para armazéns que precisam mantér os produtos organizados, mesmo em grande variedade, facilitando a movimentação.

Para que você entenda como os porta paletes podem fazer a diferença na organização de armazéns, trouxemos suas características, funcionalidades e outros aspectos que irão te ajudar a usá-los a seu favor.

 

O que são porta paletes?

Como o próprio nome já sugere, os porta paletes (ou porta-pallets) são estruturas que comportam os paletes. Os paletes, por sua vez, são tablados que conseguem agrupar produtos formando uma estrutura.

Porta paletes são uma das maneiras mais eficientes de se organizar um estoque, pois possibilitam que a armazenagem de produtos ocorra de maneira mais fácil e ágil. Eles são uma ótima solução de logística para quem tem que lidar com muitas mercadorias, já que a grande quantidade de produtos exige mais organização e otimização.

Toda empresa que recebe ou expede produtos em cargas paletizadas pode utilizar os porta paletes. Essas estruturas são, em geral, feitas de aço e são destinadas à armazenagem de produtos em grande quantidade. Elas podem aguentar desde pequenos volumes até cargas paletizadas de 2.500 kg. Os paletes com as cargas são, normalmente, colocados na estrutura porta paletes com a utilização de empilhadeiras.

Essa solução logística é amplamente utilizada em supermercados atacadistas ou varejistas, montadoras de veículo, galpões de transportadoras e alfândega.

 

Quais as finalidades

Nos estoques que fazem o uso de empilhadeiras, os porta paletes facilitam a rotina, diminuindo a necessidade de mão de obra manual para a movimentação de produtos.

A organização com essa ferramenta também busca diminuir o tempo de carregamento e descargas de mercadorias.

Outra finalidade é a redução de espaços de estocagem, melhorando a utilização de ambientes e mitigando danos causados aos produtos.

Essas melhorias podem propiciar agilidade e otimização nos processos de armazenagem.

Contudo, existem alguns tipos de porta paletes e cada um possui sua finalidade. Veja agora quais são.

 

Tipos de porta paletes

A facilidade na distribuição e na altura das estantes é uma das maiores vantagens desse sistema. Isso pode ser determinado de acordo com a característica do armazém.

Por conta dessas características distintas em cada ambiente, o sistema porta paletes possui variações. São elas:

  • Porta paletes convencional

Esse tipo de sistema é montado a partir de uma estrutura própria. São direcionados para produtos de alta rotatividade.

Nesse sistema, são instaladas longarinas ajustáveis nos espaços, permitindo a estocagem de paletes em várias alturas, com uma estrutura preparada para suportar qualquer peso.

Permite ainda o armazenamento de palete por profundidade, utilizando a fixação de montantes com fixado metálico no piso.

Com essa estrutura dá para manter o para-choque de segurança fixado ao lado dos montantes de corredores, evitando que haja choque com a empilhadeira.

  • Porta paletes drive-in

Nesse tipo, as estruturas têm a finalidade de verticalizar as cargas paletizadas com acumulação.  

A movimentação é feita por empilhadeiras e o sistema é ideal para trabalhar com produtos iguais em grandes quantidades, armazenados em lotes.

A estrutura drive-in oferece maior rentabilidade, elimina corredores entre as estantes e proporciona controle rigoroso nas entradas e saídas.

  • Porta paletes drive-through

Esse tipo se distingue do drive-in pela utilização de empilhadeira.

Essa estrutura conta com lastres e rodas de movimentação para os paletes. Isso ajuda na movimentação.

 

Benefícios de sua utilização

Independente do tipo, a utilização de porta paletes proporciona muitos benefícios na armazenagem de mercadorias, otimizando os processos. Entre os principais benefícios, podemos destacar:

  • Agilidade na logística: a organização de maneira eficaz reduz as tarefas no ambiente, proporcionando agilidade na entrada e saída de produtos.
  • Segurança: a estrutura proporcionada por porta paletes diminui os riscos de desmoronamento dos produtos. Esses tipos de acidentes precisam ser evitados a todo custo, para prevenir funcionários e manter a qualidade das mercadorias.
  • Aparência do estoque: a estética de um ambiente bem organizado contribui com a padronização do local e dos processos da empresa.
  • Organização: o sistema de porta paletes melhora não só o acesso às mercadorias, mas a capacidade de estocagem.

Agora que você entendeu como os porta paletes fazem a diferença na organização de mercadorias, deve estar se perguntando: como começar?

Uma excelente opção é entregar essa demanda para quem realmente entende. Por isso, terceirizar essa implementação com uma empresa de soluções logísticas, é o primeiro passo.

Especializada em operações customizadas, a LMX Logística oferece soluções eficientes e personalizadas em Logística Integrada através de diferentes modelos de gestão da cadeia de suprimentos.

Então, não perca tempo! Fale com um de nossos consultores para informações completas sobre nossos serviços, clicando aqui.

porta paletes