A gestão na cadeia de suprimentos é um processo que consiste em gerenciar os fluxos de bens, serviços, finanças e informações dentro de uma cadeia integrada com diversos participantes, incluindo: fábrica, fornecedores e clientes finais
Para ter uma boa gestão da cadeia de abastecimento, é preciso:
- Ter uma boa visão holística e integrada e não se limitar a gerenciar e a operar em silos ou por departamentos.
- Conhecer profundamente os negócios de sua organização e os principais desafios além da esfera logística.
- Buscar maior visibilidade da cadeia de abastecimento, focando níveis de estoque, indicadores de desempenho e fluxo de produtos e matérias.
- Investigar os processos e entender quais atividades é importante na cadeia de valor. Aquelas atividades que não contribuem devem ser eliminadas e os processos devem ser alinhados com os negócios e objetivos da organização.
- Usar a tecnologia da informação adequadamente extraindo o máximo que pode ser ofertado como, por exemplo, o código de barras e QR Code, sistemas de gerenciamento e controle de armazenagem (WMS – Warehouse Management System), roteirização, e sistemas inteligentes de transportes e /ou planejamento.
- Usar a tecnologia para alavancar os negócios da companhia.
- Atualizar-se, pois o capital humano é responsável pelo êxito e pelas mudanças necessárias para a competitividade da organização. Buscar aliados estratégicos para o fornecimento de materiais e serviços.
- Terceirizar o que é commodity e garantir integramente que a inteligência do negocio permaneça com a organização. Existem empresas que terceirizam tudo, inclusive a inteligência do negocio, e isso não e aconselhável.
Equipe LMX