Ter uma gestão de custos logísticos organizado é importante para que os processos permaneçam eficientes e obter bom resultados. Com essa gestão bem administrada pode trazer uma lucratividade satisfatória, permitindo que a empresa possa competir no mercado.
O que são custos logísticos?
É determinado custo logístico tudo aquilo que se refere às atividades logísticas de algum negócio. Por exemplo, a armazenagem, o transporte e a frota. Esses procedimentos não são tão importantes quanto os produtos, mas são eles que fecham o faturamento. Dessa forma, é fundamental o planejamento e controlar através de uma boa gestão.
Mas, como a gestão de custos logísticos funciona? Confira:
Divisão de gastos
Separar os gastos fixos dos variáveis é o primeiro passo básico para uma boa gestão de custos logísticos. Dessa forma, é possível diferenciar quais são supérfluos (podendo ser reduzidos ou eliminados) e de que forma há o impacto na precificação dos serviços.
Estrutura de custos
A separação de custos e identificação da participação de cada um deles nos gastos gerais da empresa em certo período. Todo esse procedimento é chamado de estrutura de custos. É possível por meio dela que se acompanha a evolução deles nas atividades, sendo segmentadas da seguinte maneira:
- Suprimentos (custo de aquisição);
- Gestão de estoque: armazenagem, estoques, rupturas e embalagens;
- Transporte: entregas e administração de documentos;
- Frotas: aquisição de veículos, manutenção;
- Custos administrativos: mão de obra/material auxiliar;
- Investimentos em melhorias operacionais;
Metodologia de custeio
Esse procedimento refere-se à forma como a empresa define o preço de venda dos serviços. Seu objetivo é separar os custos fixos dos variáveis e definir a participação na precificação final. Há três tipos:
- Custeio por absorção: é a adaptação de custos fixos e variáveis, diretos e indiretos, voltados para a prestação dos serviços. São distribuídos entra demandas atendidas;
- Custeio variável: é o custo final, somando todos os custos variáveis, dividido pela produção. Os custos fixos são considerados diretos nos resultados.
- Custeio padrão: é o custo definido previamente, indicando o “custo ideal”, que deve servir de base para controle, conhecimento das variações e análise da eficiência da produção.
Qual é a sua importância?
A empresa usando a gestão de custos logísticos, os gestores podem ter mais conhecimento sobre os custos durante as operações. Quando há a noção, a tomada de decisão de melhorias torna-se mais objetiva. Mas também, há a possibilidade de reduzir os gastos. Dessa forma, é possível aumentar a eficiência dos processos, aumentando a lucratividade.
Equipe LMX
Veja também: