A transportadora é o segmento mais importante da logística. A mesma efetua entregas até os clientes, com objetivo de ser eficiente e rápida no serviço. Portanto, saiba como escolher uma boa transportadora e ter maior qualidade em nos serviços.
A escolha de uma transportadora, não é uma tarefa tão simples quanto parece. A procura por uma empresa para transporte de cargas é preciso de cuidados. A decisão precisa ser levada em conta muito além do preço e não deixar cair pelo contratante do “frete”. Além disso, é importante dizer que contratar frete e não um fornecedor gabaritado de transporte pode trazer riscos à imagem da empresa no mercado.
Neste processo, os preços e prazos não são tão importantes. Para considerar uma contratação de um fornecedor de transportes (importante ter CNPJ e um CNAE registrado como transportadora) é importante saber cinco principais quesitos do pretendente.
- Reputação da empresa no mercado: quais são os principais clientes e o que o mercado fala da transportadora;
- Composição da frota: tem própria ou te atenderá com autônomos?
- Certificações: tem as devidas licenças e certificações para o transporte em questão?
- Que tipo de serviços oferece? É um 3PL ou um 4PL?*
- Que tecnologias têm a sua disposição?
Importante ressaltar, mais uma vez, que não se deve contratar um “fazedor” de frete. Mas sim, uma transportadora gabaritada que possa representa-lo no momento da entrega de seu produto e gerar valor e experiência para o cliente.
Como nas outras áreas de atuação, há as empresas que se destacam pelo seu excelente serviços e aqueles que são “aventureiros do mercado”. O último prejudica o setor através do seu serviço não tão bem feito.
Em maioria dos casos, as empresas buscam o menor custo possível, no qual traria melhorias em suas margens. Poderia ser reduzindo as despesas com entregas e potencializar os recursos. Porém, o segredo disso tudo, é ter uma boa gestão e controle.
O maior custo de uma empresa logística está no transporte. Porém, é possível calcular o valor do custo de entrega. Só não é possível calcular ou prever a entrega da mercadoria de qualquer jeito: Sendo sem qualidade, rastreabilidade, controle, entre outros.
Uma transportadora profissional tem respeito e zelo pela carga que transporta, durante todo o processo. Até mesmo os motoristas são instruídos sobre como ser sérios com a carga e com o cliente. Após a entrega, o monitoramento é contínuo, querendo saber se o produto foi entregue de maneira correta e outros atendimentos.
Não é apenas encontrar algum caminhão com condutor para realizar a entrega. Existem cuidados minuciosos que devem ser reparados e que a transportadora realize esses serviços. A infraestrutura deve gerar a repetição da venda, assim como os pontos a seguir que são primários, necessária e vital:
- Fazer gestão dos pedidos (atentar-se ao Drop-size*, cluster e ociosidade x ocupação dos veículos);
- Carregar, acondicionar e descarregar a carga da forma correta para manter a qualidade inclusive da embalagem de embarque;
- Roteirizar as entregas com sequência de visitas mais efetiva e mais barata;
- Realizar todo o acompanhamento da entrega, desde a coleta até a entrega;
- Rapidez na entrega, entregas completas e no prazo;
- Agendar, paletizar, enviar XML antecipadamente e dar suporte à entrega;
- Rastrear o veículo tendo a posição real do entregador;
- Garantir que o entregador seja educado, honesto, disciplinado;
- Fazer a baixa da entrega/canhoto no ato da entrega;
- Fazer a logística reversa, de troca, se necessário com comunicação em tempo real com a base;
- Realizar o pós entrega de maneira eficiente oferecendo segurança para o cliente.
Não se pode chamar de diferencial esses itens. Pois, eles são o mínimo que uma empresa de transporte de cargas deve oferecer para ter status de transportadora.
*3PL ou 4PL: são operadores Logísticos terceirizados, mais conhecidos pelas siglas 3PL e 4PL de Third and Forth Party Logistics, são organizações especialistas cuja função é acrescentar valor ao produto ou serviço durante as várias fases da cadeia de abastecimento, designadamente controle de estoques, armazenagem, transporte e serviço pós-venda.
*Drop size: De uma forma bem simples podemos dizer que o drop size é a média de caixas (ou unidades de embarque) entregue por cliente / entrega.
Equipe LMX
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