O palete é uma plataforma com medidas específicas e tem como matéria-prima, na maioria das vezes, a madeira. Com a preocupação ambiental, hoje vemos alguns feitos de plástico e alguns até de metal, para evitar o corte de árvores, mesmo que com reflorestamento. A maioria dos pallets é reutilizável, o que proporciona um ciclo de vida mais sustentável e maior.
Paletes facilitam o transporte, manuseio e armazenagem dos produtos e reduzem o tempo destas operações. Porém, é necessário que a empresa tenha estrutura e equipamento necessário para manuseá-los. Empilhadeiras e transpaleterias (manuais ou elétricas) são necessárias para a movimentação dos mesmos, que encaixam os garfos nas aberturas dele e as utilizam para a suspensão. Os paletes são armazenados em estruturas denominadas porta-palete.
Hoje em dia, as empresas não precisam ser proprietárias de paletes, pois há empresas que prestam serviços alugando-os, na quantidade e momento desejado pelo cliente. É indispensável, na contratação destes serviços, que seja analisado o contrato para definir quais responsabilidades de cada parte envolvida.
Equipe LMX
Saiba mais sobre logística em: