Após Governo e FIESP lançar programar para incentivar a Logística 4.0, a equipe LMX aborda o tema para mostrar o que é e quais benefícios ela traz à empresa.
A cada tempo, a parte técnica ou prática do setor industrial sente a necessidade de se adaptar ao novo. Estratégias, sistemas, ferramentas, práticas e os demais repertórios diários de uma empresa são influenciados pelos avanços tecnológicos.
Tradicionalmente, as linhas de produções de grandes indústrias produzem em grandes quantidades, que podem até chegar a ser excessivas. O aperfeiçoamento de sistemas de produção, a determinada empresa poderá preparar produto personalizado de acordo com as exigências do cliente.
Assim, produzindo apenas o necessário, inúmeros elementos positivos irão surgir dentro da Supply Chain, podendo ser a redução do consumo de matéria até a agilidade nos prazos e processos de entrega. Logo, não será preciso de grandes estruturas para a armazenagem e se ganha eficiência na cadeia logística.
O processo de automação, inovação e aperfeiçoamento na cadeia logística, com a chegada das novas tecnologias, é denominado Logística 4.0. A mesma tem função de aliar diferentes sistemas, com linguagens diferentes, mas ainda não se tornaram padrões no mercado. Adquirindo as novas tecnologias e o desenvolvimento de profissionais potencializam resultados apurados com conceitos de Big Data e Cloud Computing.
Além de reduzir custos com transporte até aumentar a segurança e demais responsabilidade, a Logística 4.0 auxilia em outros meios. A integração e compartilhamento de informações chaves sobre os recursos e elementos do Supply Chain, através de plataformas abertas, como Cloud Computing, gera e espalha conhecimento.
Esse processo ocorre por interface de gêmeos digitais, aprimorando os processos contínuos. Nesse processo é envolvida a fabricação de produtos, a indústria, mercadoria, modais de transporte e infraestrutura. Assim, os gerenciamentos utilizados pela Logística 4,0 é possível alcançar com maior eficiência no uso de equipamentos, na mão de obras e nos processos de negócio, resultando com mais produtividade e eficiência.
Por fim, os processos de logística devem aumentar os níveis de eficiência operacional e mudar radicalmente os padrões de comportamento. Isso ocorre através da integração de sistemas “físico-digital”, conectando em tempo real as variáveis cargas deslocadas, rastreadas e acondicionadas diariamente.
Equipe LMX