Logística de armazenagem: entenda como ocorrem os processos

O processo que teve muitas alterações, hoje passa por procedimentos eficazes e ágeis para as empresas.

Antigamente, a quantidade de demanda e tecnologias disponíveis, principais necessidades de empresas de transporte e do próprio mercado logístico. Atualmente, as necessidades encontradas diariamente pelos gestores e administradores, são diferentes.

Pode ser dá o exemplo do mau aproveitamento do espaço e a ausência de disponibilizar áreas livres. Com isso, surgiram problemas mais recorrentes no negócio logístico. Organizando a armazenagem e gerenciando as mercadorias nos depósitos e galpões, tornou-se fundamental para obter maior resultado econômico. Assim, saiba o passo a passo a logística de armazenagem para compreender melhor a eficácia do processo.

  • Recebimento da mercadoria

Sendo a primeira etapa do processo, as docas se encontram prontas para o recebimento dos caminhões, que quando posicionados, iniciam a descarga dos produtos. De acordo com sua variedade e características já são fracionados ou paletizados. Com o auxílio de algumas máquinas, elas ajudam no procedimento de recepção dos itens.

  • Endereçamento

Após a primeira etapa, os produtos são conferidos de acordo com a nota fiscal e o pedido correspondente. Depois, o endereçamento e o envio para o setor de estocagem, conforme esteja identificado na etiqueta do produto. O tempo é precioso e garante uma grande economia para a empresa, porém é preciso ser realizado com o endereçamento correto e a agilidade.

  • Estocagem

A carga chega com código de barras, no qual o operador verifica se produto realmente pertence a determinado endereço. Após a confirmação, o material é levado pela empilhadeira até ponto de estocagem para ser armazenado de forma organizada, até ocorrer o procedimento de identificação.  É importante nessa etapa, manter o controle de quantidades atualizado.

  • Identificação

Nesse processo, o produto deverá ser retirado do estoque para ser identificado. Assim, o pedido entra no sistema de gestão do armazem e logo são enviadas as informações para o coletor de dados do operador.

  • Separação ou processo de picking

Ao ser colocado nesse processo, a carga é desfeita e fracionada, de acordo com a quantidade indicada no pedido. O processo de picking é quando ocorre a separação e preparação dos pedidos. Podendo ser eficaz realizada de maneira correta, respeitando os posicionamento dos produtos e o fluxo de informações e documentos da empresa.

  • Embalagem

Chegando ao final, o produto é embalado de acordo com os pedidos. Importante lembrar que deve ser respeitado o tipo de embalagem conforme o tipo de produto transportado.

  • Expedição

É realizada a expedição de acordo com as informações contidas no sistema, referentes ao endereço do recebimento. Apenas nesse momento, a carga é carregada e o caminhão realiza a entrega ao cliente.

Inventário de materiais:

As empresas logísticas organizadas, assim como a LMX, possuem registros precisos das mercadorias armazenadas. O inventário alinhado é muito importante para manter a precisão dos estoques e a organização da empresa. Já o inventário rotativo ou cíclico é um processo também eficaz, no qual se baseia em na recontagem física contínua da mercadoria no estoque, com alguma frequência.

Equipe LMX