Saiba as melhores técnicas de armazenagem e logística

Armazenagem e logística são complementares uma a outra. A relação deve ser equilibrada para que a empresa consiga ter o aproveitamento suficiente. A construção desta relação pode ser feita através de técnicas específicas, que potencializam o uso do espaço e asseguram mais rapidez no transporte dos itens

O principal objetivo é usar diferentes procedimentos dentro e fora dos armazéns para ter mais rapidez, usabilidade, mobilidade e praticidade. Assim, é possível reduzir desperdícios de espaço, tempo e ainda aumentar o lucro.

As melhores opções de técnicas de armazenagem e logística

Os procedimentos devem ser adotados em armazéns e centros de distribuição com o objetivo de maximizar o uso do espaço. Mas também, tem o objetivo de acelerar o processo de transporte de materiais.

Com o intuito de obter mais rapidez, usabilidade, mobilidade e praticidade, pois são as principais características ajudam a eliminar desperdícios de espaço e tempo. Dessa maneira, o lucro irá aumentar e terá a redução de custos com o transporte, como também irá evitara manutenção do capital imobilizado por maior tempo. Assim, reduz a possibilidade de perda de validade de mercadorias e produtos.

  • Armazenamento de produtos químicos

Para esse tipo de produto, a logística e transporte é mais complexa.  Desse modo, é preciso seguir algumas regras, como:

– NBR 7502: determina como deve ser feito o transporte de cargas perigosas;

– Decreto 2.657: aborda o uso de produtos químicos no trabalho.

O fundamental é analisar o tipo de produto químico que é utilizado e verificar as normas impostas pela legislação

  • Uso de planos metálicos

Nesse quesito, as opções são variadas. As estantes porta-paletes, por exemplo, é uma delas e ainda exclui a necessidade de palatização.  Além de que, o equipamento pode ser transformado em uma gôndola, trazendo maior flexibilidade para o transporte e armazenamento.

  • Sistema de gestão de estoque

Ter o suporte tecnológico é uma necessidade, principalmente caso o estoque for grande. Utilizar o software ERP, que reúne várias informações em um só local e garante a atualização dos dados automática, é uma opção.

  • Endereçamento de estoque

Esse procedimento no momento de encontrar algum item estocado. O objetivo é denominar as áreas e alocar os materiais conforme os critérios estabelecidos. Como:

RPA: rua, posição e altura;

ARMNV: área, rua, módulo, nível e vão.

Nos dois casos, são utilizados apenas números.

  • Paletização

Esse sistema como utilização, abrange uma quantidade de produtos grandes em apenas um palete. Logo, os itens podem ser colocados em porta-paletes ou, até mesmo, agrupados por meio de pirâmides ou torres.

Em últimas instâncias se utiliza os mesmos produtos com as mesmas datas, simplificando a movimentação e o controle.

  • FEFO ou PVPS

É um método que controla o estoque que indica o primeiro produto que vence é o primeiro que sai. Esse método é indicada para bens perecíveis, que possuem vencimentos curto ou médio prazo, como leites, carnes não congeladas, entre outros.

Também é indicado para as gestões que recebem o mesmo produto de fornecedores diferentes, ou até mesmo quando há negociação para obter acesso a itens com prazos menores de venda.

  • FIFO ou PEPS

Com a ideologia de “o primeiro que entra é o primeiro que sai”. O sistema de armazenamento não considera a data de vencimento, mas sim a de entrada. Logo, é indicada para produtos que não têm prazo de validade ou é muito logo, como os eletrônicos.

Equipe LMX