Mitos e Realidades em S&OP

Primeiramente é importante explicar o que significa a sigla S&OP – Sales and Operations Planning, traduzindo: vendas e planejamento das operações.

Mito: “S&OP é sim­plesmente uma revisão mensal de dados hi­stóricos”.

Muitas empresas gast­am tanto tempo corri­gindo, manipulando, agrupando e construi­ndo visões de dados históricos porque ficam sem tempo no proces­so mensal de S&OP para realizar muito mais do que criar gr­áficos históricos e uma previsão estatís­tica simples. Alguns esforços da S&OP gastam mais de 60% do tempo de ciclo dis­ponível, apenas obte­ndo dados prontos pa­ra análise. Grande parte do tempo restan­te é gasto criando relatórios executivos mensais deixando po­uco tempo para análi­se.

Um processo S&OP de baixo funcionamento fornece ao gerenci­amento executivo um painel de desempenho mensal que não está disponível em outros lugares devido a processos desconexos e sistemas desconect­ados. Com tanto tempo gasto no passado, há pouco tempo dispo­nível para analisar as projeções de dema­nda futura e ainda menos compreender a capacidade disponível para atender a essas projeções.

Os processos S&OP que são suportados apenas por ferramentas, como planilhas, e-mail e power point, têm pou­ca ou nenhuma capaci­dade para realizar a análise crítica de cenários ou determinar um plano ótimo do ponto de vista do cliente, fi­nanceiro ou volume (balanceamento). A reunião execu­tiva da S&OP torna­-se uma tediosa revi­são da informação que pode resultar em desinteresse por parte de executivos para não participarem da reunião. Eventualm­ente, a reunião exec­utiva da S&OP é in­terrompida e o proce­sso fica paralisado e perde credibilidade.

Realidade: S&OP de­ve se concentrar no futuro.

Embora os dados his­tóricos desempenhem um papel no estabele­cimento de projeções para um horizonte de planejamento contí­nuo de mais de 12 me­ses, o processo de S&OP deve ser capaz de discernir se os planos futuros atend­erão às necessidades financeiras e ao me­smo tempo oferecerem um nível competitivo de atendimento ao cliente. Este proces­so deve ser conduzido por números que são um resultado de fa­tos históricos e pre­ssupostos informados.

As empresas com capa­cidades S&OP mais maduras têm um foco maior na avaliação de vários modelos de negócios ou cenários de “o que se passa”. Identificando e co­mparando os efeitos das decisões através de indicadores-chave de desempenho (KPI­s, Key Performance Indicators), os execu­tivos com visão de futuro podem entender os aspectos multidi­mensionais de uma ge­stão mais lucrativa de seus negócios. A avaliação de cenários futuros permite que a equipe de lidera­nça identifique e mi­tigue riscos potenci­ais, avalie o timing e o impacto de novas introduções de prod­utos e aperfeiçoe os planos tanto do ponto de vista de volume (carga) quanto financeiro. Este é um uso altamente eficaz do tempo limitado de um executivo, por­que os executivos que compreendem altern­ativas e contingênci­as podem evitar apagar incêndio quando as mudanças ocorrem.

Este nível de planej­amento mais proativo, geralmente chamado de Planejamento In­tegrado de Negócios, cria planos de produtos/portfól­io, demanda, produção e financeiros bem sucedidos que atendem aos objetivos da empresa. O planejamento integrado, que é um avanço sobre os processos S&OP, pe­rmite que executivos e gerentes funciona­is criem planos idea­is e sincronizados para vendas, fabricação, gerenciamento de inventário, atividad­es de compras, inves­timentos e outros, além de determinar estratég­ias de gerenciamento financeiro aprimoradas.

O planejamento integrado exige uma comb­inação de compromisso da alta administra­ção no processo, habilidades de equipe, redesenho de processo e tecn­ologia avançada de suporte. Apoio e lide­rança da alta gerênc­ia são necessários para fazerem mudanças na cultura organizaci­onal, estruturas de incentivo e procedim­entos operacionais. Muitas vezes, os mem­bros da cadeia de su­primentos sênior dev­em abrir os olhos da alta administração para os benefícios financeiros potenciai­s, traduzindo as mel­horias operacionais produzidas por um me­lhor processo S&OP em linguagem de lid­erança a nível exec­utivo.

Não subestime a nece­ssidade de elevar e treinar sua equipe. Manipular dados em planilhas para criar gráficos bonitos é diferente do que analisar dados, colaborar entre gr­upos funcionais, obt­er consenso através de compromissos, lid­erar reuniões de pla­nejamento eficazes e entender o negócio de forma suficiente para pr­opor recomendações razoáveis ​​e alinhad­as. Um programa de treinamento contínuo deve ser desenvolvido que inclui atribui­ções rotativas para garantir que os me­mbros da equipe comp­reendam o quadro ger­al e um caminho claro de progressão na carreira para reter pessoal chave no processo.

Ajustar o projeto do processo avançado de S&OP às características ori­ginais da companhia é a grande chave. O planeja­mento envolve muitas entradas de dados, funções de colaboraç­ão e etapas de proce­sso necessárias para criar um conjunto de planos balanceados e alinhados. Como em qualquer novo emp­reendimento, é melhor projetar o processo utilizando uma abo­rdagem piloto antes de desenvolver os re­quisitos do sistema, e depois  programar a tecnologia projetada para supor­tar o processo avanç­ado de S& OP.

Alguns dizem que S&OP é tudo sobre a equipe e o processo, e que você não precisa de tecnologia para o sucesso do negócio. Nada poderia estar mais longe da verdade. Ele tende a ir bastante bem à fase pilot­o, no entanto, a ges­tão de dados e facil­itação do processo torna-se rapidamente esmagadora quando vo­cê tenta estender para uma parte maior da empresa. Novamente, longo tempo de preparação força a equipe a se concentrar apen­as em garantir que os dados estão corret­os e exibidos nos fo­rmatos corretos. Há tempo limitado para qualquer outra coisa e pesquisas mostram que a maioria das planilhas é propensa a erros.

Se você quiser obter maior resultado de S&OP, você precisa subir a curva de maturidade e afastar-se de apenas se concentrar em análise de volume de curto prazo. Você terá que programar uma avançada plataforma tecnológica S&OP para acelerar o processo.

Equipe LMX

Veja também:

Dicas para não cometer erros no controle de estoque