O que é gargalo logístico?

Escolhemos falar de gargalo logístico, visto o que estamos vivendo, podemos dizer que é um dos maiores desafios logísticos que já vivemos. Na verdade essa Pandemia nos fez viver muitas coisas que nunca imaginávamos, aprendemos muito e conhecemos os novos desafios.

Mas o que é Gargalo Logístico? São etapas que levam a algum atraso no processo, e ele pode acontecer em qualquer momento da etapa do processo e pode acontecer por diversas razões, seja por falhas operacionais ou na comunicação, ou por indisponibilidade de recursos, ou processos mal estruturados, mas também vimos que uma pandemia pode causar grandes gargalos.

Vivemos no ano de 2020 a falta de equipamentos para embarques no marítimo, falta de espaço nas aeronaves (por uma demanda reduzida e também por direcionar as aeronaves para transporte das vacinas e insumos para vacina). Tudo isso pode causar um gargalo, e muitas vezes não podemos prever, mas sabemos que pode gerar atrasos e até prejuízos.

Não vamos contar a questão da Pandemia, e sim, os outros gargalos que ocorrem muito nas operações de logística e esses sim, podem ser evitados com alguns passos:

– Manter uma comunicação objetiva e transparente com seus fornecedores

– Definir bem o lote mínimo dos principais insumos ou produtos de venda;

– Ter um bom fluxo de trabalho projetado com previsões de erros operacionais, que sabemos que podem ocorrer o tempo todo

Uma das formas de ter esses pontos que tratamos, é ter bons indicadores de performance, operadores logísticos normalmente oferecem esses indicadores, adotar uma rotina de comunicação e principalmente usar a tecnologia para integrar os pontos críticos, com isso ganha-se muito em agilidade.

Investir em automação de processo e fazer um boa manutenção preventiva dos equipamentos e ferramentas de trabalho.

Além disso, nós percebemos que na Pandemia, as empresas que foram mais rápidas nas decisões, tiveram menos impactos, então ter a informação clara e precisa é essencial para evitar os gargalos, e caso ocorra algo não previsto, ter tempo de resposta. As vezes para ser rápido na decisão, a empresa precisa estar focada no seu core business (negócio principal) e terceirizar os pontos que não são core. Normalmente a logística pode ficar a carga dos especialistas que possuem armazém geral e outros pontos de distribuição, que podem facilitar ainda mais a empresa.

Apesar do tempo de resposta ser muito relativo, as empresas que trabalham com simulações acabam se desafiando sempre e isso pode ajudar em um momento crítico.

 

O profissional da logística precisa de:

    • Planejamento e Hands-on (“mão na massa”)

Quanto mais organizado e planejado o seu dia for, mais eficiente você será, quem trabalha com logística sabe o quanto isso é importante, quanto mais assertivo for seu planejamento, é mais fácil tomar as decisões e bater as metas

 

    • Capacidade de Adaptação

São muitas novidades, e é preciso avaliar sempre as novas ideias, as vezes ficar preso no passado só vai prejudicar a sua operação e você como profissional

 

    • Raciocínio lógico

Esse pode ser um grande diferencial, pois além da afinidade com números e informações estatística, o desenvolvimento doo raciocínio lógico irá ajudá-lo a pensar de forma mais rápida e eficiente, e isso ajuda a tomar as decisões, principalmente sob pressão.

 

    • Inovação

Estamos vivendo na era da tecnologia, tudo se transforma e na logística não é diferente, então quanto mais aberto o profissional for, mais resultado você colherá.

 

 LMX Logística oferece assessoria completa em vários serviços para a sua operação logística, mantendo a qualidade e reduzindo seus custos logísticos.

Temos uma equipe capacitada para oferecer a melhor solução, customizada de acordo com a necessidade do seu negócio. Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!